EMEF Barão do Rio Branco realiza Mostra de Poemas e Poesias

Na manhã do dia 9 de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, localizada no bairro Junção, realizou a Mostra de Trabalhos do Projeto “Conhecendo, construindo e encantando com poemas e poesias”, coordenado pela Professora Marilene Nichele Silva, que teve a colaboração do educador, escritor e poeta José A. Klaes Roig.

O Projeto que envolveu os alunos dos 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental tem como objetivos: conhecer poemas e poesias; construir e encantar, estimulando assim a oralidade, a criatividade e  a reflexão a respeito de fatos da vida cotidiana de cada aluno. Através desse contato, o Projeto também objetiva estimular a escrita de poesias, poemas e atividades pedagógicas que proporcionem  novos conhecimentos e descobertas.

Esse Projeto foi além de um sonho, de uma realização pessoal. Perceber o quanto meus alunos ficaram incentivados em escrever, ler e conhecer poesias, foi o motivo principal para me impulsionar e mostrar, além dos muros da escola, esse grande trabalho dos alunos. Com o incentivo do professor José Roig e suas oficinas´, o Projeto começou a ter corpo com muito trabalho na sala de aula, e culminou com a Mostra de Poemas e Poesia. O patrocínio da Padaria Gaúcha, colocando as poesias nos sacos de pães, foi muito empolgante para mim e meus alunos. Enfim,  tenho a certeza de que meu trabalho  junto com cada aluno, pode torná-los, quem sabe, futuros poetas de nossa sociedade!”, destaca a Professora Marilene Silva.

“Este Projeto da Professora Marilene emancipou-se e já  tem vida própria, graças a sua dedicação e criatividade. Em um evento virtual com professores do Ceará, este Projeto, que foi divulgado na RBS TV, foi mencionado por uma colega de Santa Catarina”, destaca José Roig. O poeta também tem planos para divulgar ainda mais este Projeto: utilizar os  vídeos que foram gravados durante as oficinas e montar um material para pensar em um futuro documentário, onde também conste entrevista com alunos, pais, professores e direção.

A aluna Maria Alice Rodrigues, sobre o seu poema “Uma vó  Insubstituível”, diz que “me inspirei na minha avó, porque ela é especial para mim; ela me cuida quando minha mãe trabalha desde pequena. Eu queria dar um presente para ela e comecei escrevendo, com a professora Marilene. Ela me ajudou muito. Todos os dias eu ia perguntar para ela se estava faltando algo, comecei a ensaiar. A professora disse que estava chegando o dia da apresentação e nos deu os convites. No dia eu estava muito nervosa, pensei que ia errar o poema, mas no fim tudo deu certo e fiquei muito contente”.

A senhora Lucimar Duarte Rodrigues, “Uma avó Insubstituível”, falou que “ao ouvir o poema pela primeira vez, fiquei muito emocionada e feliz, foi uma demonstração de carinho e agradecimento que jamais esquecerei e ficará, com certeza, gravada em minhas lembranças por toda vida. As crianças dizem o que sentem e pensam de verdade, porque são sinceras, e com todo esse carinho que recebo diariamente só tenho a agradecer a Deus todos os dias por ter colocado em minha vida essa neta amorosa e especial, pelo qual chamo “filha do coração””.

Já a aluna Tais Ortiz afirmou que adorou “participar desse Projeto; o mais importante foi apresentar o poema e ver todos me olharem. Foi uma manhã que adorei tudo. Fiquei muito feliz”.

Este Projeto foi trabalhado durante 2 anos e culminou, neste ano, numa parceria com a Padaria Gaúcha, onde os poemas e poesias dos alunos foram colocados nos pacotes de pães, concretizando, assim, uma parceria escola-comunidade, a qual estimula mais ainda os alunos.

A Mostra teve a participação dos alunos, dos pais, professores, do secretário de Município da Educação de Rio Grande, Andé Lemes, e da RBS TV.

SMEd
EMEF Rio Branco