- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
No último sábado, dia 13 de setembro, a cidade do Rio Grande foi palco de uma das etapas da 11ª Copa Livre de Punhobol Amador, o que é um fato histórico dentro do esporte em nosso município, pois nunca uma cidade do extremo sul foi sede desta competição. Outro fator que engrandece este evento em nosso município é o local onde foram realizadas as atividades: o estádio do Sport Club Rio Grande, clube de futebol mais antigo do Brasil, o qual abriu suas portas para este esporte antigo, mas pouco divulgado em nossa cidade.
A Copa Livre teve a participação de cinco equipes no naipe masculino, sendo elas IFSul-Camaquã A e B; PUK de Alvorada, município da grande Porto Alegre; Unidos do ABC, da cidade de São Sebastião do Caí; e Alegria, representando a cidade de São José do Hortêncio. Também houve a participação de três equipes no naipe feminino, sendo elas: IFSul-Camaquã A e B e ESEF/IFSul, da cidade de Pelotas.
Concomitante, tivemos o II Festival de Punhobol da EMEF França Pinto, evento coordenado pelo professor Leonardo Cunha, em sua escola de Rio Grande, que contou com a participação de estudantes das EMEFs Antônio Carlos Lopes, Clemente Pinto e França Pinto. Além desses alunos terem a oportunidadade de jogar Punhobol de forma integrada, também puderam assistir a uma partida oficial e interagir com jogadores amadores experientes da modalidade, que vieram participar da 5ª rodada da 11ª Copa Livre, em uma roda de Punhobol.
Na categoria livre, vitória sem retificações por parte do Alegria, que venceu todos os 4 jogos, mostrando uma solidez defensiva impressionante e definições ofensivas em momentos-chave. O Unidos do ABC ficou sem segundo, com 3 vitórias. A PUK ficou em terceiro, seguida por IFSul-A e IFSul-B.
No feminino, o IFSul-A venceu mais uma rodada, ganhando os dois jogos (infelizmente o Floripa-POA não pôde se fazer presente). O IFSul-B ao vencer o confronto com a ESEF-IFSul, ficou em segundo.
“Só tenho a agradecer a oportunidade dada pelo professor Tales Amorim, do IFSul Campus Camaquã e Presidente da 11ª Copa Livre de Punhobol Amador pela oportunidade de divulgar e estimular a prática do Punhobol entre nossos escolares, além de poder recepcionar estes atletas que, sem dúvida, são apaixonados pelo Punhobol”, ressalta Leontine Santos, Assessora de Educação Física da SMEd.
SMEd
Roberton Reis