- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
Em agosto é comemorado o Mês da Família e as escolas sempre buscam estratégias para desenvolver esta temática da melhor forma possível. Na Escola Municipal Ensino Fundamental Dom Pedro II, localizada no bairro São João, a inovação das atividades desenvolvidas teve grande destaque, onde a proposta foi buscar cada vez mais a afinidade tão importante entre família e escola, acreditando como bem define Paulo Freire que “Não há educação sem amor”.
Dentro dessas atividades, houve uma atividade de grande destaque na turma de Educação Infantil, que foi a construção das sacolas de leitura, uma proposta que motivou os alunos, as famílias e a escola, mostrando, assim, que este elo é indispensável para educação significativa de nossas crianças.
A proposta da atividade foi realizada através da partilha das professoras da EMEI Maria da Graça Reis, que em oportunidade de troca de experiências, relataram esta vivência que foi feita em sua escola. Também devido à necessidade apresentada no transporte dos livros dos alunos, visando a preservação dos mesmos, foi, certamente, uma estratégia que veio a enriquecer aprendizados em nossa escola e valorizar ainda mais o espaço de leitura.
“A dinâmica foi muito enriquecedora, onde inicialmente fizemos uma conversa sobre a importância da leitura e a valorização dos livros retirados no espaço de leitura e, logo após, as crianças foram motivadas pela professora a apresentarem nossa Casa Encantada para seus familiares, o que foi muito divertido e empolgante”, destacou a coordenadora Pedagógica da EMEF Dom Pedro II, Karine Dias Pinto.
Após essa deliciosa brincadeira com seus familiares, a consultora da Fundação Bunge, Maria Mirta, encantou as famílias com a História “Caras Animalescas”, dos escritores Ilan Brebman e Renato Moriconi.
Na sequência, as famílias foram convidadas a ir para a sala de aula de seus filhos, onde o ambiente estava todo preparado para confecção das sacolinhas de leitura. A construção foi realmente uma oportunidade de convivência com as famílias e os alunos na ocasião mostraram-se motivados com a presença de seus familiares.
“Estes momentos são únicos e certamente inesquecíveis aos nossos alunos; momentos importantíssimos na sua caminhada escolar, que mostram que realmente estamos “semeando leitores” dentro de nossa escola e buscando cada vez mais ter as famílias presentes, dentro do espaço escolar, considerando-as como grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, concluiu Karine Dias Pinto.
SMEd
Roberton Reis