Projeto visa auxiliar professores a atender à Lei 10.639/2003

Com a proposta de trabalho de resgatar a identidade positiva do negro na sociedade brasileira, a Professora Ingrid Costa, assessora de Ensino Religioso e Relações Étnico-raciais da SMEd, idealizou e criou o personagem Boneca Rana, a qual propiciou a realização do Projeto Boneca Africana Rana, onde são desenvolvidas atividades diversas, como Contação de Histórias, Oficinas de Artes (Culinária, Música, Dança, Canto, Literatura, Cinema, Arte-visual, Artes Plásticas, Artes Cênicas), Palestras e divulgação da Literatura com tema Africano e Afro-brasileiro.

Tais atividades objetivam dar suporte aos professores e educadores da rede escolar pública e privada, assim como instituições interessadas pelo tema, para atender à Lei 10.639/2003, que integra no currículo das escolas o ensino da História e Cultura da África e Afro-brasileira; e, por outro lado, oportunizar às crianças, jovens e adultos, estudantes ou não, negros e não-negros, aproximarem-se mais da cultura africana e afro-brasileira, levando-os à reflexão sobre as questões do negro, resgatando a identidade do brasileiro e referendando a contribuição da africanidade no desenvolvimento e construção do nosso país, assim como da nossa região, firmando uma mentalidade ambientalista que visa o exercício da cidadania.

As palestras e as oficinas são desenvolvidas em instituições interessadas em abordar o tema. O contato para receber essas atividades devem ser feitos com a Profª. Mª. Ingrid Costa, através do número (53) 3233-7292 e, também, pelo e-mail professoraingridcosta@gmail.com.

SMEd