A Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana, localizada na rua Colômbia, 586, no bairro América, há três anos idealizou e vem potencializando o Mês da Família no espaço escolar, realizando diversas atividades que oportunizam a integração de diferentes constituições familiares. Estas atividades foram distribuídas ao longo deste mês e, para o fechamento deste tema, estará realizando no próximo sábado, 30, a partir das 8h30, a seguinte programação: O 3º Encontro de Skatistas e a 1ª Oficina de Grafite.
Estas atividades têm como objetivo valorizar o Mês da Família, pois serão disponibilizadas atrações que visam à interação da comunidade em geral. O Projeto de Skate surgiu na Escola como uma necessidade de debate dos alunos que se sentem marginalizados por não terem o espaço para esta prática e acabam por andar em locais impróprios, além de perigosos; fato que também preocupa os familiares. Sendo assim, a escola, assumindo sua função formativa integral, oferece este espaço em duas datas por ano, onde a rua Colômbia é fechada para este fim, com autorização e representação das autoridades ligadas ao trânsito, segurança e saúde. No último Encontro, em novembro de 2013, a comunidade escolar recebeu a presença de autoridades locais que se comprometeram com a causa e prometeram criar, na praça da Av. Argentina, um espaço para a prática de Skate.
Para a realização do 3º Encontro, a Escola Sant’Ana contará, novamente, com a colaboração de um dos idealizadores deste esporte, que é o Sr. Luis Duarte Lobo, o “Guga”, que coordena o Projeto “Skate pra frente”, e também da SMEd, que possibilitou à escola a adesão ao Projeto Escolas Sustentáveis. Com esta oportunidade, a Instituição contemplou o Skate no recebimento de verbas para este fim.
A 1ª Oficina de grafite ocorrerá paralela às manobras de skate, tendo por finalidade colorir a escola, buscando um espaço mais bonito e agradável de convívio humano, além de valorizar a arte e novos talentos rio-grandinos. Esta Oficina surgiu com a adesão realizada pela direção da escola ao Projeto Mais Educação. As oficinas acontecem no turno inverso, sob a monitoria de Guilherme Gerundo, o qual realizou diversos trabalhos voluntários no município, incluindo “Colorindo as creches”. Na oportunidade, os alunos deste Projeto grafitarão o muro da escola com temas ambientais lincados às atividades curriculares desenvolvidas pelos professores.
A EMEF Sant’Ana, desta forma, sente-se honrada em convidar a Comunidade para participar dos eventos, quando também haverá brechó e gastronomia.
Denise Dutra
Diretora da EMEF Sant’Ana