Município do Rio Grande é representado no I Circuito Gaúcho de Punhobol em Novo Hamburgo

A Sociedade Ginástica Novo Hamburgo sediou um evento inédito, no dia 15 de agosto: o Circuito Gaúcho de Punhobol Escolar. Pela primeira vez, foram reunidas cerca de 20 escolas de vários cantos do Rio Grande do Sul, a fim de proporcionar para centenas de crianças a prática do esporte punhobol.

O Circuito contou com a participação de 56 equipes de seis cidades: Rio Grande, Venâncio Aires, Cristal, Camaquã, Dois Irmãos e Novo Hamburgo. Serão quatro categorias, feminina e masculina, sub 12/14/16 e 18.

No final do ano de 2013, os professores da rede municipal, Leonardo Cunha, Jefferson Larroque e a assessora da Educação Física da Secretaria de Município da Educação participaram do Workshop de Punhobol que aconteceu na cidade de Camaquã, sob a orientação do professor Tales Amorim. Na oportunidade, os professores tiveram contato com a modalidade e acabaram trazendo para suas realidades, durante as aulas e projetos extraclasse das Escolas Municipais França Pinto, Porto Seguro e Antônio Carlos Lopes.

Ainda no ano de 2013, a Escola França Pinto realizou o “I Festival França Pinto de Punhobol”, que contou com a participação de aproximadamente 100 alunos das referidas escolas.

Na sexta feira, dia 15 de agosto, o Município de Rio Grande esteve sendo representado por 80 alunos na primeira etapa do “I Circuito Gaúcho de Punhobol Escolar”, que aconteceu na Sociedade de Ginástica Novo Hamburgo, clube este onde o Punhobol é tradição e praticado desde 1950. A Escola Antônio Carlos Lopes foi reapresentada por quatro equipes, nas categorias Sub-14 e Sub-16, nos naipes masculino e feminino; a EMEF França Pinto com a categoria Sub-14, no naipe masculino; e a EMEF Porto Seguro na categoria Sub-14, nos naipes masculino e feminino. A segunda etapa acontecerá no município de Camaquã, no dia 11 de outubro, onde nosso município já confirmou presença.

Esta, com certeza é uma oportunidade única, onde os alunos da rede municipal tiveram a oportunidade de vivenciar a modalidade no local onde a mesma nasceu: no Departamento de Punhobol da Sociedade de Ginástica de Novo Hamburgo, além de terem a aproximação com atletas nacionais durante o Evento”, destacou Leontine Santos.

SMEd
Roberton Reis