6ª edição do COMED debate os rumos da educação em Rio Grande

Na manhã de quarta-feira, 13 de agosto, no CIDEC-Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Campus Carreiros, aconteceu a abertura oficial da 6ª edição do Congresso Municipal de Educação do Município de Rio Grande, que é uma realização da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, juntamente com o Fórum Municipal de Educação (FME), Conselho Municipal de Educação (CME) e Sindicado dos Trabalhadores em Educação de Rio Grande (SINTERG).

Com o tema “Construindo o Plano Municipal de Educação 2014/2024”, o 6º COMED estabelece-se como ponto inicial dos debates a cerca da reestruturação do PME, o qual deverá conduzir o rumo da educação no município pela próxima década. Para tanto, reúne trabalhadores em Educação, funcionários de escola, pais, estudantes e representantes da sociedade civil.

Às 8h30 os servidores da SMEd iniciaram o credenciamento dos participantes, ou seja, dos delegados escolhidos nas escolas da rede municipal: Trabalhadores em Educação Municipal, Estudantes da rede Municipal, Pais e/ou Responsáveis de Estudantes da rede Municipal, além de representantes de outras instituições. São delegados natos os diretores das escolas municipais e representantes da SMEd.

Logo após foi a vez da formação da Mesa de Abertura do 6º COMED, a qual foi composta pelas seguintes autoridades: prefeito Municipal, Alexandre Lindenmeyer; secretário de Município da Educação, André Lemes; presidente do Conselho Municipal de Educação, Luis Fernando Minasi; coordenadora da 18ª CRE, Neila Gonçalves; representante da Promotoria Regional da Educação, Paulo Gentil; representante da Câmara Municipal de Vereadores, Andréa Westphal; representante da FURG, Denise Maria Martinez; e a presidente do SINTERG, Suzane Barros.

O secretário André Lemes destacou em sua fala que os delegados eleitos para participar do COMED têm a missão de escrever a história da educação da cidade de Rio Grande, representando toda a população rio-grandina, planejando e construindo “o primeiro passo para que nós possamos desencadear ao longo deste segundo semestre e no início do semestre de 2015, um conjunto de metas e estratégias que vão dar o rumo da educação em nossa cidade”.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer agradeceu a todos e parabenizou o secretário de Educação pela iniciativa de agregar diversos segmentos da sociedade em um evento que é de extrema importância para a comunidade rio-grandina. Lindenmeyer afirmou “que é preciso renovar, investir, incentivar e ser transparente, pois quando se realiza um trabalho com seriedade e dedicação em favor do próximo, a realização pessoal é significativa, reafirmando que só a educação pode transformar”.

A formação da Mesa de Abertura foi sucedida pela apresentação do professor e músico Leonardo Soldera, acompanhado de seu filho, Frederico Soldera, durante o Momento Cultural. Depois foi a vez de ser realizada a leitura do Regimento do Congresso.

A Conferência de Abertura: “Desafios da Educação: Plano Nacional e Plano Municipal” foi conduzida pelas palestrantes Maria Carvalho, consultora da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Marta Vanelli, secretária Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Na parte da tarde, os delegados participaram dos debates em Salas Temáticas, as quais foram divididas em dez: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Educação Integral, Gestão, financiamento e formação, Ensino Médio e Ensino Superior. Nos debates estabelecidos, foram discutidas as metas que farão parte do PME.

O 6º COMED teve continuidade na manhã e tarde de quinta-feira, com a realização de uma atividade cultural às 9h, a qual antecedeu a apresentação de relatos dos debates ocorridos nas Salas Temáticas na tarde de quarta-feira, bem como as discussões sobre as metas e estratégias para o Plano Municipal de Educação.

SMEd
Roberton Reis