- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
No início da tarde da última quarta-feira, 28 de maio, no Centro de Formação para Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, aconteceu a primeira formação do I Festival de Vídeo Estudantil de Rio Grande, quando foi realizada uma explanação detalhada da proposta e da metodologia do projeto.
O projeto, que tem como objetivo motivar a produção audiovisual, desenvolvendo a leitura de diversos gêneros textuais e audiovisuais como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar, tem o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Município da Educação (SMEd) trabalhando em parceria.
Os coordenadores do projeto, o professor Josias Pereira, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPel, e a professora da rede municipal pelotense, Giovana Janhke, apresentaram o Festival de Vídeo aos professores da rede pública municipal de Rio Grande, explicando detalhes técnicos e utilizando a experiência adquirida em sala de aula para exemplificar a feitura dos vídeos.
A coordenadora do NTM, Josiane David, bem como as assessoras do Núcleo, também estiveram presentes ao primeiro encontro do Festival, que nessa primeira edição em Rio Grande terá os moldes do Festival de Pelotas, com ênfase na utilização da tecnologia como um auxilio no processo educacional.
Segundo o professor Josias, “a ideia do Festival é fazer com que o aluno experimente outras formas de comunicação“.
SMEd
Roberton Reis