- Crédito: Núcleo da EJA
- Crédito: Núcleo da EJA
- Crédito: Núcleo da EJA
O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que no dia 13 de maio aconteceu a Aula Inaugural do Projeto Educação para Pescadores, na Comunidade da Capilha, localizada no Taim. O projeto aconteceu até o ano de 2013, nas Ilhas da Torotama e Marinheiros, e, neste ano, passa a ser estendido à região do Taim.
O Projeto iniciará nesta terça-feira, 20, com aulas que ocorrerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 18h às 21h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Aurora Ferreira Cadaval, contemplando Jovens e Adultos.
Os educadores voluntários do PAIETS/FURG darão atendimento aos educandos que cursarão os Anos Finais do Ensino Fundamental. A alfabetização será atendida por meio do Programa Brasil Alfabetizado.
“A Aula Inaugural foi um momento de muitas trocas de conhecimento e relatos de experiências e vivências que provocaram fortes emoções”, afirmou a coordenadora do Núcleo da EJA, Márcia Furtado, que destacou que “A parceria está firmada mais uma vez com a SMEd, 18ª CRE – NEEJA, Colônia de Pescadores Z 1 e FURG”.
Estiveram presentes à Aula Inaugural, a superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Juliane Alves; o coordenador e a assessora do Núcleo da Educação do Campo, Felipe Alonso e Lucia Azevedo; a assessora do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos, Márcia Meyer, e o professor Sícero Agostinho Miranda, coordenador do Projeto.
Também compareceram ao evento, Marta Magnus, superintendente Federal Substituta, representando a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Estado do Rio Grande do Sul; Rejane Léa Ramos Gomes, Consultora OEI para a Educação, a Ciência e a Cultura, representando a Secretaria da Pesca e Aquicultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura; e Nilton Machado, presidente da Colônia de Pescadores Z 1.
“Para a obtenção de sucesso pleno do Projeto Educação para Pescadores nessa região do Município, é essencial o empenho de todos os atores envolvidos. Pelo que foi evidenciado na data, nota-se que é bastante provável o êxito deste Projeto, também no Taim”, afirmou Márcia Furtado.
SMEd
Roberton