Curso de Introdução à Educação Digital do NTM iniciou no dia 9

No dia 9 de maio, o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), nos turnos da manhã e da tarde, deu início ao Curso de Introdução à Educação Digital, o qual é dirigido aos professores da rede pública municipal de ensino.

Feita a recepção inicial, foi solicitado que cada cursista fizesse a sua apresentação, respondendo às perguntas: Quem você é? De que escola vem? Em que disciplina e nível de ensino você trabalha?

Após essa etapa, foram apresentados slides destacando os objetivos do curso; orientações aos cursistas; projeto pedagógico, organização e metodologia da formação.

Também foram apresentados os objetivos da Unidade 1 e da Unidade 5, os quais foram seguidos por uma breve conversa que abordou as tecnologias e a importância das mesmas na vida das pessoas, não somente no ambiente escolar; cooperação e a importância de criar com os alunos um ambiente cooperativo. Também foi debatido o fato de que o trabalho através de Projetos estimula a cooperação e valoriza a produção do grupo, e que, em um ambiente cooperativo, o professor pode aprender com os alunos, em especial no que se refere à tecnologia.

As assessoras apresentaram o Sistema Operacional Linux, estabelecendo algumas comparações com o Windows, e explicando que as atividades que serão postadas na Plataforma e-Proinfo podem ser acessadas de um computador com Windows. Na sequência, foi entregue material impresso sobre Pedagogia de Projetos, para, a partir daí, os cursistas começarem a pensar na escolha de um tema gerador de acordo com o trabalho que está sendo realizado na escola.

Cada cursista fez seu primeiro acesso à Plataforma, bem como as postagens iniciais, para conhecimento e exploração em relação ao funcionamento do sistema. Nesta 1ª aula do Curso de Introdução à Educação Digital, os cursistas criaram, na Plataforma, uma atividade em que irão escrever sobre os seguintes aspectos:

  • As TIC fazem parte do dia a dia em sala de aula (computadores móveis, celula­res) ou o uso se restringe ao laboratório?
  • Quem usa o laboratório? O que os alunos fazem no laboratório? Os alunos gos­tam de trabalhar com os computadores?
  • Foi ou não criada uma disciplina de informática na escola?
  • Que mudanças a chegada das TIC trouxe para essa escola em geral?

A próxima aula do Curso ministrado pelo NTM acontecerá no dia 30 de maio.

SMEd
Roberton Reis