Abertura da “I Copa Cidade do Rio Grande de Punhobol Escolar” aconteceu nesta terça-feira, 04

No início da tarde desta terça-feira, 04 de outubro, no Centro Esportivo do SESI, foi realizada a abertura oficial da “I Copa Cidade do Rio Grande de Punhobol Escolar”, a qual terá continuidade na próxima sexta-feira, 07. Desenvolvendo o esporte desde o 2º semestre de 2013 em algumas escolas do Município, a Secretaria de Município da Educação (SMEd) organiza essa competição, que vai contar com a participação de 11 escolas e 36 equipes, nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17, nos naipes masculino e feminino.

No ano de 2013, os professores, Leonardo da Cunha, Leontine Santos e Jeferson Larroque participaram, na cidade de Camaquã, do I Workshop de Punhobol Escolar, onde puderam aprender sobre o esporte e ter contato com pessoas mundialmente conhecidas nesse meio. A partir de então, começaram a implantar o Punhobol como um dos conteúdos das aulas de Educação Física em suas escolas. Com o intuito de expandir a prática para outras instituições de ensino, a EMEF França Pinto, em parceria com a SMEd, promove, desde 2013, o Festival de Punhobol, sem cunho competitivo. O Festival, que em 2016 já teve a sua 4º edição, tem por objetivo ensinar o esporte a professores, estudantes e comunidade em geral.

Percebendo o avanço técnico e a maior abrangência da prática do Punhobol nas escolas do Município, a Secretaria de Município da Educação decidiu dar um passo adiante e organizar um evento competitivo, mas cujo objetivo principal é continuar fortalecendo o esporte na cidade, já que, atualmente, graças ao trabalho destes professores de Educação Física nas escolas, Rio Grande já é a cidade com o maior número de participantes no Campeonato Gaúcho de Punhobol Escolar.

SMEd