O Prêmio “Curta Histórias” é uma iniciativa do Ministério da Educação – por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, e em parceria com a Fundação Vale, Fundação Telefônica, Fundação Palmares e UNESCO. Em sua segunda edição, o Prêmio objetiva originar ações que promovam a diversidade étnico-racial brasileira, seguindo a perspectiva da Lei 10.639/03 e Parecer CNE 03/2004 com alunos das escolas públicas de todo o país. Para tal, o tema da Edição – 2014 é “Personalidades Negras”, homenageando o centenário de Abdias Nascimento.
Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.
Desta forma, valoriza a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir do proposto pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica. Vale ressaltar que em 2014 o Parecer CNE/CP 003/2004 completa dez anos. Neste estão estabelecidas as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Assim, é importante que todas as escolas conheçam estas diretrizes para que avancemos no sentido de termos uma sociedade sem racismo e com mais equidade.
Poderão participar exclusivamente alunos(as) da Educação Básica matriculados em instituições de ensino mantidas pela União, Distrito Federal, Poder Público estadual ou municipal, optando no ato da inscrição por uma das quatro categorias: Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos. As escolas poderão fazer uma única inscrição por categoria e até quatro inscrições por unidade de ensino, conforme os níveis de ensino de cada unidade.
As inscrições para o Prêmio Curta Histórias encerrarão na próxima sexta-feira, 25 de abril e mais informações podem ser obtidas no site http://curtahistorias.mec.gov.br, através do e-mail curta.historias@mec.gov.br ou pelo Facebook.
UNDIME/RS