Secretário da Educação cumpre agenda de trabalho em São Paulo

Entre os dias 21 e 23 de agosto, o secretário de Município da Educação de Rio grande, André Lemes, esteve cumprindo importante agenda de trabalho em São Paulo, a fim de obter conhecimento e informações sobre múltiplos sistemas de gestão para a rede pública do município, os quais foram desenvolvidos por diferentes Fundações.

No primeiro dia, o secretário da Educação visitou a Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CPqD) de Campinas – SP, a qual, no mês de julho, convidou-o para conhecer as suas ferramentas de gestão. Nessa visita, o secretário teve a possibilidade de conhecer a área do CPqD, observando in loco o trabalho realizado, o qual tem uma respeitada tradição de mais de 30 anos na área de pesquisa e desenvolvimento, especialmente voltada às telecomunicações.

No dia seguinte, a agenda foi cumprida na prefeitura de Estância de Atibaia – SP, cidade próxima à Campinas, pois André Lemes quis visitar uma prefeitura que usasse o software de gestão que lhe fora apresentado no dia anterior. Nessa prefeitura, o software já é utilizado há dez anos. Na oportunidade, André Lemes esteve reunido com a secretária de Educação local, Márcia Bernardes, dialogando sobre o sistema empregado pela Secretaria de Educação, o qual é totalmente informatizado e pôde, na ocasião, ser visualizado pelo secretário de Rio Grande.

No dia 23, sexta-feira, a agenda de trabalho foi junto ao Instituto Stela, que, assim como o CPqD, também é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), localizada em Santa Catarina, que realiza pesquisa e desenvolvimento na área tecnológica. Esse encontro contou com a participação do coordenador Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC), Prof. José Vicente de Freitas, pois há uma parceria entre o Instituto e o MEC na construção de ferramentas de gestão.

O Instituto Stela desenvolve ferramentas de gestão que, além de auxiliarem no cadastro, possibilitam a composição de um conjunto de indicadores que servem para orientar a organização da gestão, como indicadores de matrículas, de vagas, de professores, de investimento, etc.

Desde o início do ano, tem sido discutida a possibilidade de suprir a demanda da Secretaria acerca de um sistema informatizado de gestão integrada da rede, o qual seja capaz de englobar alunos e professores. Nesse sentido, o secretário da Educação procurou por instituições respeitadas, que priorizam mais o desenvolvimento tecnológico e a pesquisa, do que o mercado.

As ferramentas de gestão escolar visualizadas são muito próximas, e nos deram subsídio para lançar um olhar sobre o que a Secretaria quer e precisa efetivamente para a nossa rede. A partir de agora, iremos definir qual é a melhor ferramenta e como vamos implementá-la no município”, afirmou o secretário da Educação, André Lemes.

SMEd
Roberton Reis