- Crédito: Leandro Ferreira
- Crédito: Leandro Ferreira
- Crédito: Leandro Ferreira
- Crédito: Leandro Ferreira
- Crédito: Leandro Ferreira
- Crédito: Leandro Ferreira
Na última quinta-feira, 9, o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da SMEd, juntamente com os professores que trabalham com essa modalidade de ensino nas escolas da rede pública municipal de Rio Grande, participaram do “Projeto Escolegal: educação para o consumo consciente”.
O projeto, que teve início na quarta-feira, 8, e é uma parceria entre a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (PROCON-RG), o Instituto de Combate à Fraude e Defesa da Concorrência (ICDE), a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Secretaria de Município da Educação (SMEd), visa a qualificação dos profissionais da área educacional, promovendo a educação para o consumo consciente, os direitos do consumidor, os atos ilícitos socialmente aceitos e os impactos ambientais do consumo exarcebado.
O ICDE ofereceu, ao todo, quatro oficinas, as quais foram realizadas no Anfiteatro Earle Barros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
No último encontro do projeto, quinta-feira à noite, o secretário de Município da Educação, André Lemes, destacou a importância das atividades realizadas nos dois dias de oficinas, principalmente no que diz respeito aos professores e aos alunos da EJA. O secretário de Educação afirmou que essa “é a primeira de muitas parcerias que vamos querer constituir, pois pretendemos, a partir da rede pública municipal, potencializar aquilo que é direito, mas que também são deveres nossos como cidadãos consumidores, nesta sociedade de consumo na qual nós estamos vivendo”.
Segundo André Lemes, há o desejo de que sejam construídas grandes parcerias futuras, a fim de que se torne possível a realização de ações mais sistemáticas, que não se restrinjam apenas a ações pontuais.
Rio Grande foi a primeira cidade do interior do Estado a receber o projeto, pois o objetivo dessa iniciativa é tornar nosso município uma referência na política de defesa do consumidor.
SMEd
Roberton Reis