Inaugurada a primeira escola de turno integral de Rio Grande

Realizou-se na manhã de terça-feira (02) a cerimônia de inauguração oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Valdir Castro, a primeira escola de tempo integral do município, que fica localizada no bairro Santa Rosa.

Estiveram presentes o vice-prefeito do Rio Grande, Eduardo Lawson, o secretário de Município de Educação, André Lemes e a secretária-adjunta Neci Maria Bandeira Coelho; o secretário de Município da Cultura, Celso Santos; o secretário de Município de Comunicação e Relações Institucionais, Paulo Rodrigues e representando a Secretaria de Municipio de Meio Ambiente, Maria Auxiliadora Lima. Também prestigiaram o evento, funcionários da escola, alunos e pais.

O ato teve início com a apresentação da banda Leões do Lilia, da E.E.E.M Lília Neves. Ainda na abertura, o secretário de Município da Educação, André Lemes, em sua fala, destacou a importância da primeira experiência de uma escola de tempo integral e explicou aos presentes o que deve ser o funcionamento desse espaço escolar. “Todo o tempo que a criança passar dentro dessa escola estará sendo aproveitado com ações que fazem parte do currículo escolar. No caso dos anos iniciais, o processo de alfabetização é mesclado com a prática esportiva, a aprendizagem de uma língua, com oficinas de arte e de música, entre outras atividades”, enfatiza.

Hoje a escola funciona no espaço da antiga Escola de Ensino Profissionalizante Assis Brasil, em um prédio antigo. Aproveitando o momento, o secretário fez o anuncio da liberação de R$ 3, 5 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a construção da sede da escola Valdir Castro. “Nós recebemos a pouco mais de um mês essa informação do FNDE de que estaria sendo disponibilizado esse recurso para construção de uma escola padrão com 12 salas de aula para atender as crianças em tempo integral”, disse.Por fim, André Lemes ressaltou o empenho de professores e profissionais envolvidos com a escola. “Estão todos dedicados no sentido de fazer um trabalho com muita qualidade para essa comunidade que tanto precisa”.

Diariamente, cerca de 90 crianças matriculadas no turno integral chegam às 8 horas da manhã e saem às 16h30. Neste período de tempo, além de aulas e oficinas, os alunos recebem café da manhã, almoço e um lanche antes de ir embora. Para o diretor da E.M.E.F Professor Valdir Castro, Marco Antônio da Rosa, a avaliação desse primeiro mês de funcionamento é positiva. “A comunidade deu um retorno que nós não imaginávamos. Houve muita procura e interesse por por parte dos pais

Atualmente a escola possui três professores de Anos Iniciais, um de Educação física e de Língua Inglesa atendendo cinco turmas do 1°, 2° e 3° ano. Em breve, outros professores serão alocados nos quadros da escola, de modo a qualificar o trabalho do currículo de tempo integral. Progressivamente, a escola aumentará a sua oferta até o 9° ano.

Também estiveram representantes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da Capitania dos Portos, da Câmara Municipal, do D.T.G Rincão das Dunas, do Grupo Escoteiros do Mar Riachuelo e da E.M.E.I Deisy Pagel.

 

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br