- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
Aconteceu na quarta-feira, 27, às 15h30min, no Salão do Sobrado dos Azulejos, prédio que abriga a Secretaria de Município da Educação, o último evento do calendário Março Lilás. Dessa vez, a atividade, que teve como pauta a violência contra a mulher, foi dirigida aos funcionários da SMEd.
A atividade iniciou com a secretária Adjunta da SMEd, Neci Coelho, abordando a origem e a motivação do calendário Março Lilás, afirmando que “não é uma festa; é um compromisso para que a sociedade reflita sobre a situação da mulher como cidadã”. Neci também discorreu acerca da origem do 8 de março como dia Internacional da Mulher, dizendo que vários fatos, ao longo dos tempos, motivaram a criação desse dia.
Logo depois, foi a vez do secretário de Município da Educação, André Lemes, falar sobre a temática do evento, abordando a situação da mulher na sociedade contemporânea. André salientou a importância social do Março Lilás, “um movimento criado e instituído como uma política pública no município do Rio Grande”.
O secretário André aproveitou a oportunidade para anunciar, oficialmente, aos funcionários da SMEd, que no dia 18 de março foi publicada, no Diário Oficial da União, a autorização para que ele pudesse assumir a Secretaria de Município da Educação. André agradeceu a professora Roberta Brodt pela parceria e por ter estado à frente da Secretaria, na condição de Secretária Interina, durante o período em que aguardava sua licença oficial.
A secretária Adjunta, Neci Coelho, apresentou aos funcionários da SMEd dois vídeos relativos ao tema “mulher”. O primeiro abordou a não violência contra mulheres e meninas, tendo como slogan “Coloque um ponto final na violência contra mulheres e meninas”; o segundo mostrou um pouco do movimento organizado por mulheres em nível mundial, a Marcha Mundial das Mulheres. Após, Neci continuou explanando sobre temas relativos a não violência contra a mulher, como a Lei Maria da Penha.
A professora Joelma Furtado, do Núcleo de Ensino Fundamental – Anos Finais, recitou o poema “Maria Sem-Vergonha”, de Cândida Najar, o qual afirma que as mulheres não devem ter “vergonha de lutar, acreditar, denunciar e exigir”, pois, assim, “ao longo do tempo, elas mudam a história e conquistam direitos”.
A gerente do Núcleo de Recursos Humanos da SMEd, Ingrid Elisabet Wally Jorge, também fez uso da palavra, destacando a importância que se deve ter com o meio ambiente. Também aproveitou a ocasião para fazer uma homenagem pela passagem do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Nesse sentido, os presentes ao evento cantaram a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes.
O evento encerrou com um coquetel oferecido aos funcionários da Secretaria de Município da Educação.
SMEd
Roberton Reis