PROJETO “JOVENS EDUCADORES PATRIMONIAIS” INICIA NA QUINTA, 08

Divulgação

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

A Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer (SCEL) através do núcleo de “Educação Patrimonial” ligado ao Centro de Municipal de Cultura Inah Emil Martensen inicia na próxima quinta-feira (08) o Projeto “Jovens Educadores Patrimoniais”. O objetivo é apresentar aos estudantes da rede municipal, através de dois encontros semanais, os bens patrimoniais materiais rio-grandinos. Assim, inicialmente, os bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE). Também os diversos patrimônios estatuários, paisagísticos e arquitetônicos além de informativos com conteúdo referente ao patrimônio imaterial rio-grandino.

Os encontros serão divididos em áreas que abrangem o entorno urbano como: o Paço Municipal, Quartel General, Biblioteca Pública, Mercado Municipal, Alfândega, Chafariz da Praça Xavier Ferreira e seus monumentos. O Museu Náutico, Deprec e da Cidade também estão inseridos na programação. A história da Igreja de São Pedro, Museu Sacro e da Cidade além da Praça Xavier Ferreira, Praça Tamandaré com seus monumentos, história e demais praças do entorno urbano serão tratados durante o cronograma. Dentro do Projeto será possível, ainda, visitações no Museu Oceanográfico e Antártico além da Ilha da Pólvora.

Os alunos da Rede Municipal dos oitavos anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Admar Corrêa, Viriato Corrêa, Helena Small, Clemente Pinto, França Pinto, Sant’Ana e Cipriano Porto Alegre, que atualmente compõem o Polo 1 e Polo 2, serão os participantes. O projeto no seu seguimento irá, gradativamente, atender os demais Polos no sentido de que todos da rede municipal possam ser contemplados com esse conhecimento.

“O projeto foi readaptado e reestruturado porém o antecessor se encontrava inativo e por interesse da Smed, a Secretaria de Cultura tomou a frente montando o presente projeto tendo a participação direta da Secretaria de Educação o qual com o decorrer do desenvolvimento deste irá ocorrer adaptações no sentido de cada vez mais atender com mais qualidade e funcionalidade os objetivos primoridiais que o norteiam” explica o coordenador do projeto pela SCEL, Érico Costa.

É interessante ressaltar que o educador patrimonial da SCEL juntamente com a assessora administrativa atuam diretamente com as informações pertinentes a educação patrimonial assim como durante as saídas de campo para verem em loco os monumentos arrolados no projeto.

O Projeto também conta com o apoio direto das Secretaria de Município de Educação através dos setor pedagógico, coordenação da história dos anos finais e demais setores que apoiam o projeto. Também com a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo.