PROJETO QUEBRANDO O SILÊNCIO É APRESENTADO NA REDE PÚBLICA

Divulgação

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Nesta quinta-feira (25), a escola França Pinto recebeu equipes da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) para a apresentação do projeto “Quebrando o Silêncio”, cujo objetivo é conscientizar os alunos sobre a respeito da violência doméstica, através da representação de situações indicativas, que passam despercebidas no dia a dia.

A superintendente de Atenção Básica da SMCAS Andréa Westphal organizou diversas encenações sobre as diferentes formas de comportamento diante de casos de violência, utilizando da interação dos alunos com os personagens, para a tomada de decisões como forma de aprendizado.

De acordo com o secretário de Cidadania e Assistência Social Evandro da Silveira, a iniciativa é fruto do projeto Garotas Brilhantes, uma parceria entre a ADRA e a Prefeitura Municipal com a finalidade de desenvolver instruções sobre a violência doméstica e em especial sobre a psicológica.

O diretor regional da ADRA, Daniel Fritoli explica que o projeto acontece há mais de 20 anos em vários países e pretende incentivar a comunidade a ser protagonista de uma política de não violência. Conforme Fritoli o projeto é positivo não só no contexto escolar, mas também para as famílias dos alunos que indiretamente também serão atingidas.

É comum que, diante de situações de violência doméstica, as crianças passem a enxergar a violência como algo normal. Logo, a iniciativa surge como forma de mostrar a elas a necessidade de denunciar estes episódios. Como educadores temos o dever de trazer esse conhecimento para dentro da escola, para conscientizar e direcionar nossos alunos a como agir diante de situações de risco”, afirma a diretora da escola Fabiana Simões.