- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Na manhã desta quarta-feira, 20, foi realizado na Prefeitura do Rio Grande o ato de entrega de 30 exemplares do livro “Sonhos de Pedra”, obra que conta a história da construção dos Molhes da Barra.
As unidades do livro, doadas pelo escritor Klécio Santos, foram repassadas às escolas municipais dos anos finais para que componham suas bibliotecas e acervos de materiais que tratam da história da cidade.
Além do autor e dos diretores das instituições, participaram do ato de entrega o prefeito Fábio Branco, o secretário municipal da Educação, Henrique Bernardelli e o secretário adjunto da pasta, Paulo Munhoz.
Ao abrir a cerimônia, o prefeito Fábio Branco fez um primeiro agradecimento ao escritor e falou da importância do livro como incentivo para que mais pessoas conheçam a história dos Molhes da Barra. Na oportunidade, Branco também comentou sobre o trabalho de atenção aos Molhes, que vem sendo desenvolvido pela gestão. O chefe do executivo citou a proposta de revitalização do local. A proposta foi selecionada pelo Governo do Estado como contemplada pelo projeto Iconicidades. Segundo o prefeito, a revitalização e qualificação dos Molhes é também uma forma de atrair mais pessoas para a cidade e incentivar o turismo, gerando emprego e renda.
Já o titular da Educação, Henrique Bernardelli, mencionou em seu pronunciamento a importância de livros para a educação e aprendizagem dos alunos. Bernardelli agradeceu a disponibilidade do autor em fazer a doação e concluiu afirmando que “o livro será de grande utilidade para as escolas.”
Segundo o escritor e jornalista Klécio Santos, a ideia de escrever sobre a construção dos Molhes da Barra – uma das maiores obras de engenharia marítima – veio durante uma viagem ao Panamá, local onde está localizada outra obra marítima de grande porte: a do canal do Panamá.
Em relação a doação dos exemplares, Santos disse que fez questão de direcioná-los para escolas, uma vez que contam uma importante história para a cidade. “É uma história muito rica”, disse o jornalista.
Por fim, ele falou brevemente sobre o que os leitores poderão encontrar no livro. De acordo com o autor, o trabalho apresenta muitas fotos, imagens e mapas antigos. Aos professores ele disse: “Acho que irão gostar e espero que os alunos também gostem. Eu quero que vocês curtam o livro e possam discutir nas escolas. Ele é uma homenagem à Rio Grande e a tudo que Rio Grande me deu”. Ao final do evento, todos os livros foram autografados pelo escritor.
Descrição da obra
Uma das maiores obras da engenharia marítima ganha um livro à altura: Sonhos de Pedra. Ao longo de 240 páginas, o jornalista Klécio Santos retrata em minúcias a epopeia que foi a construção dos molhes em Rio Grande, que começou a ganhar impulso em 1883 com a chegada do engenheiro Honório Bicalho e só concluída cerca de três décadas depois.
Ao longo das páginas, Klécio Santos também narra episódios históricos como o dia em que Rio Grande amanheceu sob a mira de canhões durante a Revolta da Armada, o trágico naufrágio do navio Rio Apa, as visitas imperiais e a chegada de José da Silva Paes em 19 de fevereiro de 1737, quando o brigadeiro enfim penetrou no canal da Barra.
Marina Fagundes – Jornalista (MTB/RS 19.773)
Foto: Richard Furtado