Tem início o processo de eleição para a escolha dos(as) diretores(as) e vice-diretores(as) da Rede Municipal

Crédito: Fabio Dutra

Adaptado de: www.jornalagora.com.br

A Secretaria de Município da Educação (SMEd) deu início ao processo de eleição para a escolha dos(as) diretores(as) e vice-diretores(as) das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Essa eleição somente é válida para as escolas cujos diretores(as) se aposentaram. O processo para todas as escolas será realizado em novembro. Estão participando da eleição 14 escolas municipais.

Para estarem aptos à candidatura, os(as) professores(as) municipais concursados(as) devem possuir no mínimo de 3 anos de efetivo exercício na Rede Pública Municipal de Ensino. Para atuar em escolas de Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Educação Infantil, o(a) candidato(a) deve possuir habilitação em curso Magistério ou Normal, em nível de Ensino Médio. Para escolas de Ensino Fundamental, Anos Finais, é necessário que o(a) candidato(a) possua graduação em nível superior na área da educação. O(a) candidato(a) para diretor(a) deverá ter disponibilidade de 40 horas semanais, enquanto que o(a) candidato(a) para vice-diretor(a) deverá ter disponibilidade para 20 horas semanais no turno que foi eleito.

Estão aptos a votar na eleição os(as) professores(as) municipais e demais servidores(as) não docentes que estiverem em efetivo exercício na escola. Além disso, também têm direito a voto os(as) estudantes com no mínimo de 8 anos de idade, e o pai/mãe, ou o(a) responsável no impedimento dos pais.

De acordo com o cronograma divulgado, a campanha só ocorrerá em março, após o retorno das aulas. O período de inscrição das chapas encerra no dia 28 de fevereiro. A homologação das Chapas para a Eleição acontecerá no dia 03 de março. A eleição será realizada no dia 27 de março.