PROJETO “OUTRO OLHAR” ENCERRA COM EXPOSIÇÃO E FESTA PARA OS ALUNOS

Fonte: jornalagora.com.br/

Não é comum chegar a um lugar onde todos, cerca de 200 pessoas, estão felizes. E pelo mesmo motivo. A reportagem do Agora chegou neste lugar na tarde de terça (10). Foi em um restaurante na Vila Mangueira, que sediou a verdadeira festa de encerramento da primeira edição do projeto “Outro Olhar”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ramiz Galvão, apoiado pela empresa Braskem.

Além da reunião dos mais de 160 alunos da Escola, professores, idealizadores, realizadores e apoiadores do projeto e autoridades, houve lanche coletivo e a exposição de todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante e depois dos cinco passeios do “Outro Olhar“. Nos passeios, os estudantes visitaram e receberam informações sobre o centro histórico da cidade, foram à praia do Cassino tirar lixo das dunas e ao Parque Urbano do Bolaxa soltar tartarugas; assistiram a um filme no único cinema de calçada da cidade e participaram de ações culturais diversas na Estação Balnear, além de visitar os museus Oceanográfico e da Ilha da Pólvora (em substituição à visita aos Molhes da Barra que as condições de clima impediram).

Em cada local, aprenderam um pouco e pintaram “cascos” de tartarugas. Ao voltar para escola, complementaram com acessórios os “cascos”, que foram entregues na tarde de terça-feira, na forma de fantasias para o próximo carnaval. O próximo ou outro qualquer, inclusive fora de tempo, segundo o coordenador do Caminho Marinho, Gustavo Martinez. O lixo que recolheram nas dunas e virou quadro com materiais os mais diversos. Incluindo uma cueca… alerta geral: cuide do que você deixa para trás quando anda na natureza. Ela vai devolver…

As idealizadoras do projeto, coordenadora pedagógica Dulce Moraes e a produtora Carla Joner, se consideram “absolutamente realizadas” com o projeto, pela importância dada à educação e a cultura. A ex-diretora da escola e hoje presidente da Associação Comunitária da Mangueira, Tanise Reis, saudou a empresa apoiadora, lembrando que não é a primeira vez que a Braskem apoia a escola, já tendo dado uma sala de aula nova. A atual diretora, com quem o projeto teve sequência, Cristiane Jaeger, mostrou a satisfação por realizar o trabalho, as parcerias e a dedicação de todos. Citou o apoio do jornal Agora na divulgação e disse que sempre haverá educação de qualidade enquanto houver mentes brilhantes que se preocupam com ela.

Para João Freire, gerente da Braskem, o mais importante de tudo é o aprendizado que as crianças tiraram, lembrando que meio ambiente é também a troca de carinho entre as pessoas, é cuidar um do outro. Freire assegurou que já está sendo tratada a possibilidade de continuar o projeto na escola, da qual a empresa é vizinha. O vice-prefeito de Rio Grande, Paulo Renato Gomes, disse que o projeto oportuniza “lançar sementinhas para futuros cidadãos e cidadãs que façam uma cidade cada vez melhor e com mais qualidade de vida”. Lembrou que o município tem 77 escolas e 23 mil alunos e que mais da metade dos servidores é formada por professores, o que, segundo ele, demonstra a importância dada ao setor. Ao Agora, ressaltou que todos recebem uniformes e merenda de qualidade, como poucos municípios fazem.

Rosane B. Leite