PREFEITO PARTICIPOU DE SESSÃO SOLENE NA CÂMARA QUE HOMENAGEOU OS 80 ANOS DA EMEF CIPRIANO PORTO ALEGRE E OS 30 ANOS DA EMEF ADMAR CORRÊA

Adaptado de: www.riogrande.rs.gov.br

O prefeito Alexandre Lindenmeyer participou na última quinta-feira, 5 de dezembro, de uma sessão solene na Câmara Municipal em homenagem aos 80 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre e aos 30 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Admar Corrêa. A homenagem foi uma proposição do vereador André Lemes. A sessão contou com a presença da comunidade escolar de ambas as instituições, entre alunos, alunas, corpo docente, pais, mães e sociedade rio-grandina em geral.

A sessão foi dirigida pela presidente da Casa, Andréa Westphal, que compôs a mesa da cerimônia ao lado do prefeito de Rio Grande, da diretora da EMEF Cipriano, Rosa Maria Casanova, da diretora da EMEF Admar Corrêa, Cláudia Figueiredo Louzada, da secretária adjunta de Educação, Neci Coelho e da coordenadora do SINTERG, Suzane Barros. Já a extensão de mesa teve a composição das vices-diretoras das instituições, junto da presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Aparecida Reyer, da presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, Vani da Silva e do presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Jorge Ivan.

O proponente da sessão, ao se dirigir ao público presente, em sua grande maioria composto pelos estudantes das instituições, falou sobre o papel importante cumprido pelas duas instituições públicas de ensino e a sua relação com a história da cidade. Lembrou a todos, por exemplo, que a EMEF Cipriano Porto Alegre é a 2ª escola mais antiga do município, depois da Escola de Belas Artes. O agente público disse que além do reconhecimento, o momento também é oportuno para abraços e diálogo com os estudantes. “Quando a gente tem a oportunidade de trazê-los para a Câmara, isso multiplica a nossa alegria. É também, uma ocasião para sabermos e retroalimentarmos dentro do nosso peito as nossas origens e os lugares a que pertencemos”, disse André.

Em 2016, ano dos 77 anos da EMEF Cipriano Porto Alegre, a administração municipal entregou para a comunidade o novo prédio da escola. No local, que foi amplamente restaurado e reestruturado, antes funcionou um antigo matadouro municipal. A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) viu então no local a possibilidade de reestruturação em restauração para servir como nova sede da Cipriano, uma vez que o antigo prédio já não atendia mais a demanda escolar da localidade, de professores, a implantação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e de outros projetos implantados pela escola.

O complexo escolar da EMEF Cipriano Porto Alegre conta com dois prédios com capacidade para atender mais de 700 alunos, distribuídos entre a Educação Infantil (Nível I e II), Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA). A nova sede da escola oferece aos alunos 23 novas salas de aula, novas classes, salas de recursos, laboratório de informática, biblioteca, cozinhas, banheiros adaptados, refeitórios, quadra de esportes coberta e um espaço destinado ao Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) – projeto criado pela escola há 17 anos, e que tem por objetivo recuperar a tradição cultural e trabalhar o desenvolvimento social dos estudantes.

A EMEF Admar Corrêa, por seu turno, localiza-se no bairro Santa Tereza e teve sua origem junto ao início da consolidação do próprio bairro, cuja comunidade começou a tomar forma com o avanço do Porto naquele entorno. A escola conta com uma estrutura de 7 salas de aulas, 28 funcionários, Sala de diretoria, Sala de professores, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Quadra de esportes coberta, Cozinha, Biblioteca, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Refeitório, Despensa, Almoxarifado e Auditório. O centro de ensino fundamental é hoje, aos 30 anos, uma referência educacional dentro bairro Santa Tereza.

Além da homenagem às duas unidade de ensino, a Sessão Solene realizou homenagens individuais, entre elas: Profª Adriana Vitti (homenagem em nome de todas professoras da escola Cipriano); homenagens às vice-diretoras da escola Cipriano, Neuza Furtado e Ana Lúcia Saleme; homenagem à diretora da Cipriano, Rosa Casanova; homenagem em nome da EMEF Cipriano para diretora e vices-diretoras; homenagem à ex vice-diretora da escola Admar Corrêa, Profª Sirlei Bandeira; homenagem às vice-diretoras da Admar Corrêa, Vivian Rosa e Raquel Almeida; homenagem à diretora da escola Admar, Cláudia Figueiredo e homenagem em nome da EMEF Admar para as diretoras e as vices.