- Divulgação – PMRG
- Divulgação – PMRG
- Divulgação – PMRG
- Divulgação – PMRG
- Divulgação – PMRG
- Divulgação – PMRG
Adaptado de: www.riogrande.rs.gov.br
A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), realizou na noite da última terça-feira (14), a Aula Inaugural da EMEJA Paulo Freire, na Sede Cidade de Águeda (EMEF Profª Zelly Pereira Esmeraldo).
Reconhecendo a diversidade cultural e regional, a EMEJA Paulo Freire visa oferecer o direito à educação para aqueles que não tiveram acesso à escola na idade regular ou não puderam dar continuidade à escolarização. A instituição acredita que o direito à educação se realiza efetivamente com acesso e matrícula que garantam a qualidade, propondo uma experiência educativa construída por um coletivo de educadores e educandos, num tempo e espaço de possibilidades a todos que tiveram seu percurso escolar interrompido por razões diversas.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer, esteve prestigiando a ação, que segundo ele, é de extrema importância, principalmente levando em consideração o cenário em que vive a população atualmente. “Fico muito feliz de estar aqui! Tenho orgulho em dizer que a escola pública de Rio Grande é de excelência, 77 escolas no Município! Eu não tenho dúvida nenhuma de que com essa proposta, de uma escola andarilha como a EMEJA Paulo freire, respeitando e entendendo a historia e o momento de cada comunidade é que nós vamos oportunizar que pessoas, que pelas mais variadas situações tiveram interrompido a oportunidade de estudar, tenham a possibilidade de retomar seu estudo. Através da educação e da leitura, do conhecimento, nós começamos a enxergar o mundo de forma diferente”, completou.
Em sua fala, a secretária de Educação, Vanessa Pintanel, relembrou sua trajetória como professora na educação de jovens e adultos. “É uma alegria chegar aqui e ver a sala cheia! Nos meus 23 anos de magistério, sinto muito orgulho em dizer que fui professora na EJA por cinco anos. Sei o quanto é gratificante trabalhar com os adolescentes e adultos que retornam à escola. Vocês verão no convívio com os colegas e professores que as trocas são muito significativas”, disse.
Além dos já citados, compuseram a mesa de abertura da Aula Inaugural a diretora da EMEJA Paulo Freire, Flavia Gonzales e o diretor da EMEF Profª. Zelly Pereira Esmeraldo, Jayme Azevedo de Freitas.