1° REUNIÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA INTEGROU PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E DAS UNIDADES BÁSICAS

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Na segunda-feira(15), no auditório do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Rio Grande, o Programa Federal de Saúde na Escola (PSE) promoveu o primeiro encontro entre os profissionais da Secretaria de Educação (SMed) e da Secretaria da Saúde (SMS).

Na oportunidade, o Programa, que existe desde 2007 por meio de decreto federal, integrou as 111 escolas do município, entre municipais e estaduais, além de um representante de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Família (UBSF). O encontrou contou com a participação de 160 pessoas

No ano passado, 35 escolas eram ligadas às Unidades, sendo contempladas com diversas ações na área da saúde. Esta articulação se deve ao trabalho desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, além da 18ª Coordenadoria Regional de Educação e do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria de município da Saúde (SMS).

Estiveram presentes no evento, representando a Secretaria de Educação (SMEd), a secretaria Vanessa Pintanel, além de Eduarda Porciúncula e Sandra dos Santos, da 18ª Coordenadoria de Educação. Da Secretaria da Saúde (SMS), o Superintendente de Atenção Primária, Bruno Gabbi, Alda Milene Reinhardt, Larissa Matos e o coordenador do PSE e coordenador do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Fernando Bitello. Além de Daniele Acosta, da Escola de Enfermagem da FURG.

Abaixo, estão as 12 ações que serão desenvolvidas através da integração entre as UBS’s e UBSF’s e as escolas municipais e estaduais:

  1. Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;
  2. Promoções das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
  3. Prevenção ao uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas;
  4. Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos;
  5. Prevenção das violências e dos acidentes;
  6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
  7. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
  8. Verificação e atualização da situação vacinal;
  9. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
  10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
  11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
  12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.