- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
Adaptado de: www.riogrande.rs.gov.br
A Prefeitura do Rio Grande, através da Guarda Municipal, esteve desenvolvendo na manhã da última terça-feira, 27 de março, na EMEF Mate Amargo, a primeira palestra do projeto social “Promotores da Paz”, criado a fim de intensificar ainda mais as medidas de aproximação com a comunidade escolar.
As ações que compõem o projeto, organizado e executado pela Guarda, foram elaboradas a partir da justificativa de que as relações sociais que se estabelecem na escola, assim como na família, possibilitam que o indivíduo tenha uma percepção crítica de si e da sociedade, podendo entender sua posição, inserção social e construir a base de respeitabilidade para com o próximo.
Dessa forma, através da conversa e atividades pedagógicas que tratam de assuntos como civismo, cidadania, inclusão social, pertencimento, drogadição, dicas de segurança pessoal, meio Ambiente, o objetivo do projeto é estimular em alunos, numa faixa etária entre 10 e 12 anos, a criação de consciência sobre suas virtudes, promover reflexão sobre suas atitudes e despertar nesses alunos o interesse pelo conhecimento de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.
Segundo informações da SMMAS, para planejar e ministrar as aulas e palestras foram selecionados servidores da Guarda que já possuem alguma formação voltada para a área do ensino. Uma apostila que norteará as atividades foi elaborada por esse grupo de servidores e revisada pela Secretaria de Município da Educação (SMEd).
As aulas oferecidas pelo projeto também já fazem parte do calendário escolar oficial e neste primeiro período sete escolas serão atendidas, são elas: EMEF(s) Mate Amargo, Altamir de Lacerda, Admar Corrêa, Zelly Pereira Esmeraldo, Olavo Bilac, Viriato Correa e Frederico Ernesto Buccholz.
De acordo com a Superintendente de Segurança e Proteção Social, Maria Ivonilda Netto Sarmento, a primeira palestra foi bem sucedida havendo a possibilidade de observar, na pratica, uma prévia do desenvolvimento das atividades a serem executados pelo projeto. “O resultado atendeu as expectativas de ambos as partes envolvidas, os Guardas Municipais, João Carlos Rodrigues, Silvia Cristina Gonçalves Lopes, Renata Cosme Dimussio, Claudete Gomes de Farias, conseguiram levar a mensagem proposta aos alunos de uma forma muito dinâmica, didaticamente falando. Os alunos interagiram de maneira satisfatória, demonstrando compreensão ao que lhes foi passado sobre pertencimento e meio Ambiente, conforme previsto no cronograma de atividades.”
Com informações da SMMAS