- Crédito: Divulgação SMMAS
- Crédito: Divulgação SMMAS
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Dando andamento às ações do programa Ronda Escolar Integrada (RONDEI), a Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio de agentes de segurança da Guarda e Agentes de Fiscalização de Trânsito, estiveram realizando esta semana patrulhamento durante o período de entrada e saída dos alunos de escolas como as EMEFs Ramiz Galvão,Admar Corrêa, João de Oliveira Martins, Helena Small, França Pinto, Manoel Martins Mano, Educandário Coração de Maria e o colégio Cesam.
De acordo com a Guarda Municipal Silvia Cristina Lopes, integrante da equipe destinada para trabalhar no RONDEI, entre os intervalos das rondas, feitas nos horários de entrada e saída de alunos,ainda são realizadas visitas nas instituições visando dialogar com professores e diretores sobre a situação da segurança em cada uma das escolas.
A ação configura um dos objetivos propostos desde o lançamento do RONDEI, em 2017, que é criar vínculos de aproximação com a comunidade escolar. Segundo informações da SMMAS, cerca de 40 escolas estão sendo beneficiadas por essas atividades desde o início do trabalho do programa em 2019.
Em conversa com a diretora da EMEF Frederico Ernesto Buccholz, uma das instituições que recebe ações programa, Elisabete Domingues Brasil Roig comentou que espera que o RONDEI continue suas atividades descentralizadas no entorno das escolas.
“Todo projeto que visa a segurança das escolas é de suma importância na comunidade escolar. O RONDEI é um projeto que, espero, tende a se fortalecer em razão dos acontecimentos e do que é solicitado pelos pais dos alunos. Eles sempre perguntam sobre a possibilidade de ter a Guarda nas imediações da escola. Sabemos das dificuldades, mas termos esse apoio já é uma ajuda. Sempre que solicitei fui atendida, se não na hora, logo em seguida. Espero sempre contar com o programa e que ele seja ampliado em prol da segurança de toda comunidade escolar” declarou a diretora.
RONDEI
Por meio de patrulhamento no interior e exterior de escolas, o RONDEI foca na preservação da segurança pessoal e coletiva, na prevenção ao uso e abuso de álcool e drogas, na responsabilidade do cidadão quanto ao cuidado ambiental e na educação para o trânsito e respeito às diferenças.
As ações são articuladas a partir de um cronograma próprio que leva em consideração a escala de trabalho e as demandas externas do efetivo. Em busca de consolidar uma rotina de atuação, as rondas são executadas por sistema de rodízio e de forma integrada entre o Executivo Municipal e a Brigada Militar, que já trabalha com a Patrulha Escolar Comunitária atuando de forma ostensiva e antecipada para a preservação da ordem na busca pela melhoria da ambiência escolar.
Com informações da SMMAS