SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO REALIZA VISITAS EM ESCOLAS DURANTE PRIMEIRO DIA DE AULA DO ANO LETIVO

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

O Ano Letivo na Rede Municipal de Ensino de Rio Grande iniciou hoje (25) e se estende até o dia 13 de dezembro. A secretária de Educação Vanessa Pintanel realizou uma série de visitas às escolas municipais durante toda esta segunda-feira, percorrendo as salas de aulas e ouvindo as diretorias. Neste ano são 77 escolas da Rede, preparadas para receber quase 23 mil estudantes, distribuídos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Para qualificar ainda mais o ensino, no início deste ano, a secretaria nomeou 121 novos professores para atuar nas instituições de ensino. Somando este número às nomeações do ano anterior são agora mais de três mil trabalhadores em educação atuando na Rede de Ensino.

De acordo com a secretária, a expectativa para esse ano letivo é de muito trabalho devido à implantação da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular): “temos algumas tarefas a cumprir esse ano, entre elas a questão da formação dos professores, da reorganização dos projetos políticos pedagógicos e dos regimentos da escola, então vai ser um ano de discussões nas escolas com as comunidades pra escolha de um currículo que se adeque a cada realidade”. Vanessa ainda falou sobre a melhora do serviço oferecido com a perspectiva da entrega das duas escolas de ensino fundamental, Olavo Bilac e Valdir Castro. Conforme ela, essas obras irão auxiliar muito para suprir a necessidade de atendimento na educação infantil, entre crianças de zero a três anos.

Durante a visita na Escola Municipal João de Oliveira, localizada no bairro Castelo Branco, que atende em torno de 850 estudantes de 1º ao 9º ano, o diretor Jorge Antônio de Oliveira Satt falou sobre a importância de trabalhar com sonhos e visando sempre a melhoria da vida dos estudantes. Ainda, o diretor destacou a nomeação dos novos professores: “a gente inicia com o quadro completo de professores, ao todo são 60. A secretária tem sido muito cuidadosa em várias frentes de trabalho, mas especialmente nesse segmento, de todas as turmas terem um profissional para desenvolverem as atividades e isso é extremamente importante”, afirma.

O diretor da unidade também falou das expectativas para o início deste novo ciclo. “A expectativa para o ano letivo é sempre muito boa porque nós que trabalhos com educação temos que trabalhar com sonhos e com esperança, precisamos sonhar com o que for melhor para os nossos estudantes, mesmo com dificuldades a serem enfrentadas. Nós fazemos uma série de atividades além daquelas rotineiras da sala de aula, justamente por estarmos num bairro que tem inúmeros problemas sociais, então é uma escola muito voltada à sua comunidade, que tem papel fundamental em todas as ações que nós desenvolvemos”, completou Jorge.

Assessoria de Comunicação/PMRG