Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Nesta manhã de quarta-feira (28), aconteceu o fórum temático “Paradesporto: Promovendo o Movimento e a Inclusão”, promovido pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Educação (SMEd) e da Assessoria de Educação Física, em parceria com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS).
Na oportunidade, os atletas que participaram das Paralimpíadas Escolares 2018 receberam estatuetas da Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da SMEd, como reconhecimento e orgulho pela brilhante participação nas competições, promovidas em São Paulo.
As homenagens foram entregues pelo vice-prefeito Renato Mattos Gomes, representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer; pela secretária de município da Educação, Vanessa Pintanel Dantas da Silva; pela coordenadora do Núcleo de Paradesporto Estadual e técnica da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Cláudia Alfama; e pelo coordenador do projeto Paradesporto e professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alvares de Azevedo, Felipe de Oliveira Motta.
O vice-prefeito Paulo Renato gomes ressaltou em sua fala a importância de desenvolver cada vez mais atividades inclusivas através do município. “Tenho a felicidade de dizer que tenho participado dessa essa política de inclusão tão importante para a os alunos de toda Rede Estadual e principalmente aqui do município. Quero cumprimentar o trabalho de todos os professores e professoras de educação física, acadêmicos e em especial de todos os alunos que aqui estão. Agradeço muito os pais dos alunos por sempre incentivarem seus filhos. O poder público continua desenvolvendo políticas públicas no sentido de igualdade e de inclusão. Nós saímos de 300 alunos inclusos, na rede de 23 mil, pra 1900 alunos. É uma alegria estarmos trabalhando e, acima de tudo, um dever de desenvolver essa política pública municipal para que cada vez mais alunos sejam inseridos”, finaliza.
Considerado o maior evento esportivo escolar paralímpico do mundo, as competições ocorreram entre os dias 19 e 24 de novembro e contaram com a organização do Comitê Paralímpico Brasileiro. O evento contou com 11 modalidades em disputa (atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado).
A comitiva rio-grandina contou com 14 pessoas para participar das competições, sendo a maior delegação da história do nosso município a participar das Paralímpiadas Escolares. Os estudantes conquistaram um total de 18 medalhas nas modalidades de Atletismo e Futebol de 5.
A comitiva estava composta por estudantes da Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo e aqueles que fazem parte do Projeto Paradesporto da Secretaria de Município de Educação (SMEd), os quais estudam nas seguintes escolas: EMEF Dolores Garcia, EMEF Frederico Ernesto Bucholz, EMEF Peixoto Primo, Escola Municipal Bilíngue Carmem Regina Baldino, EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins e EEEF Marinheiro Marcílio Dias.
Além dos estudantes, também integraram a equipe atletas, professores e responsáveis. Tendo sido acompanhada pela professora Dinair França e pelo monitor Frederico Neves.
As homenagens foram entregues ao Aaron Lucas J. Bonilha, da EMEF Dolores Garcia – pela modalidade Atletismo e ao professor Daniel Moraes; a Bruna Geremias Gonzales, da EMEF Peixoto Primo – medalhista na modalidade Atletismo e ao professor Marcio França; a Keimilyn Amaral Campos, da EEEF Marinheiro Marcilio Dias – medalhista na modalidade Atletismo e ao estagiário do projeto Paradesporto Frederico Neves – atuante como atleta-guia do Atletismo; a Natalia Siqueira, da EMEF Frederico Ernesto Bucholz – medalhista na modalidade Atletismo e a professora Rosaura Caurio; ao Matheus Vasconcelos da Gama, da EMEB Carmem Regina Teixeira Baldino – medalhista na modalidade Atletismo e a professora Dinair França – atuante como staff na modalidade Atletismo; a Gabrielli Amaral – medalhista nas modalidades Atletismo, Aislan Fernandes e Ruan Duarte – medalhistas no Futebol de 5, todos da EEE José Alvares de Azevedo; e ao Nicolas Maxwell, da EMEF Wanda Rocha Martins – atleta goleiro Futebol de 5 e ao professor Felipe de Oliveira Motta.
“O futebol de 5 me trouxe uma esperança muito boa para acreditar, para nunca perder a esperança. Eu sempre penso numa frase ‘nunca perca a esperança porque o seu dia vai chegar’”, comentou o atleta Aislan Fernandes, no encerramento das homenagens.
Durante o fórum Paradesporto também foi destacado como a prática de esportes é o caminho para a inclusão, a afirmação da autonomia, a convivência e a socialização, e naturalmente à melhora da qualidade de vida e realização das pessoas com deficiência.
Assessoria de Comunicação / PMRG