Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
“Entender o autista é a melhor maneira de ajudar”, destaca uma placa em homenagem ao prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, elaborada e entregue pelos alunos e alunas da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lúcia Luzzardi, nesta manhã. Na companhia da primeira-dama, Eunice Lindenmeyer, o Chefe do Executivo recebeu a direção, professoras e os estudantes da escola do município para conhecer um projeto desenvolvido na instituição de ensino, pautado nas diretrizes do Programa Rio Grande Com Vida.O encontro ocorreu na sala de reuniões da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini.
De acordo com a diretora da escola, Bernadete Moraes, a ação envolveu duas turmas de diferentes faixas etárias e teve a coordenação das professoras Marilene Silva, Luciane Vasconcelos, Cristiane Souza e Aline Bernardo.
Intitulado “Rio Grande Resgatando histórias”, o projeto permitiu a visita dos alunos e alunas aos prédios históricos do município e o estudo de algumas peculiaridades dos respectivos espaços públicos, como a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMAR), o Asylo do Rio Grande, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Município da Educação (SMEd). Para a visita à Prefeitura e o encontro com o prefeito e a primeira-dama, os estudantes trouxeram a maquete do prédio da Prefeitura construída nas aulas de artes. Uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos será realizada no prédio da escola, no mês de dezembro.
“É sempre uma alegria muito grande para mim e para a Eunice receber vocês aqui na Prefeitura. Agradeço o presente e o carinho de sempre”, disse Alexandre aos alunos e alunas presentes na ocasião.
A Escola de Educação Especial Maria Lúcia Luzzardi faz parte da Rede Municipal de Ensino e visa proporcionar aos indivíduos portadores do Transtorno do Espectro Autista a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, através de uma metodologia especializada, visando à sua interação social e autônoma. Atualmente, a instituição de ensino atende 112 alunos.