Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Na tarde da última terça-feira, dia 16, o programa Saúde na Escola com a coordenação do Fernando Rafael Bitello promoveu a “Capacitação sobre Acuidade Visual – Projeto Olhar Brasil”, na Secretaria de Município da Saúde de Rio Grande (SMS). Na oportunidade, o optometrista da EBSERH, Tiago Lombardi, capacitou 48 representantes das escolas da Rede Pública Municipal para a aplicação do teste de “Snellen” nas próprias escolas.
O teste de “Snellen” pode ser aplicado por qualquer profissional que tenha passado pela capacitação e deve ser realizado pelos municípios para identificação de estudantes e profissionais com problemas de visão. O coordenador destacou que após a triagem os pacientes são encaminhados para um oftalmologista do programa “Olhar Brasil”, para que o diagnóstico seja efetuado.
O Programa Olhar Brasil é uma parceria dos ministérios da Saúde e da Educação, que tem como objetivo identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração e garantir assistência integral em oftalmologia para os casos em que forem diagnosticadas outras doenças que necessitarem de intervenções. Visa contribuir para a redução das taxas de repetência e evasão escolares e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e a óculos corretivos. O Projeto foi redefinido pela Portaria Interministerial nº 2.299/MS/ MEC, de 3 de outubro de 2012.
Com informações/SMS