EMEF MARIA DA GRAÇA REYES RECEBE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PROJETO PINÍPEDES DO SUL

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Desde a semana passada, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Graça Reyes está recebendo atividades de educação ambiental promovidas pelo Projeto Pinípedes do Sul. A realização é do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

A partir de uma proposta interdisciplinar envolvendo as ciências do ambiente, a arte e a educação psicofísica, as atividades de educação ambiental estão acontecendo duas vezes por semana para turmas diferentes da EMEF, que está localizada na 4ª Secção da Barra – Bairro Zona Portuária.

De acordo com o Projeto Pinípedes do Sul, as atividades são realizadas pela oceanóloga Kamila Debian e a geógrafa Cecília Pfarrius, que buscam levar aos estudantes informações acerca do Projeto e das sete espécies de Pinípedes presentes no litoral do país. São destacados ainda, os cuidados ambientais que devemos ter para não gerar consequências negativas para os animais e o que devemos fazer quando encontramos um Pinípede.

No decorrer das atividades, o Projeto também incentiva os estudantes a expressarem artisticamente os animais marinhos e as suas peculiaridades. Dessa forma, eles procuram sanar suas dúvidas com as palestrantes sobre as características dos leões e lobos-marinhos, colaborando também para que consigam reconhecer estas e demais espécies.

 A partir dessas aprendizagens, os estudantes relacionam os conteúdos das palestras com o cotidiano e o entorno escolar da comunidade de pescadores. Assim, ao levar os materiais informativos recebidos pelo projeto para as suas casas e apresentar aos familiares, os estudantes se transformam em multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no projeto.

As palestras do Projeto Pinípedes do Sul acontecerão na Barra até o final do mês e após isso serão realizadas no município de Santa Vitória do Palmar.

Sobre o Projeto:

O Projeto Pinípedes do Sul tem o objetivo de reduzir as ameaças à conservação das espécies de Pinípedes, que constitui o grupo de mamíferos marinhos que inclui as focas, leões e lobos-marinhos e das tartarugas marinhas no sul do Brasil, além de aumentar o nível de proteção de duas Unidades de Conservação – Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste (São José do Norte, RS) e Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos (Torres, RS), onde há grande concentração desses animais.

No Projeto, o propósito da educação ambiental é a difusão de conhecimentos sobre a conservação de Pinípedes e Tartarugas-marinhas e geração de espaços de diálogo que proporcionem o engajamento das comunidades pesqueiras, estudantil e público geral.

Com informações do Projeto Pinípedes do Sul – NEMA
Assessoria de Comunicação / PMRG