- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
Adaptado de: www.riogrande.rs.gov.br
“Sensacional! Estou muito feliz de estar participando dessa peça e recebendo o carinho de todos vocês!”. Foi com essa frase que o Leonardo Lima, de 22 anos, estudante da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lúcia Luzzardi encerrou a apresentação do espetáculo o “Mundo das Minhocas”, do Projeto Ecoviver, apresentado por ele e por outros alunos da instituição no final da tarde de terça-feira (28).
A peça teatral foi apresentada às famílias dos alunos e alunas na Sala de Atividades Múltiplas da escola. A presença massiva dos pais, mães, tios, tias, irmãos, irmãs e amigos marcou um momento importante na vida dos estudantes atendidos pela instituição. Para muitos dos alunos foi o primeiro contato com um tablado em uma apresentação teatral.
A escola atende 110 alunos com autismo, entre crianças, jovens e adultos. As turmas são organizadas de acordo com o nível de funcionamento, idade cronológica e interesse dos estudantes. A escola tem como objetivo proporcionar ao educando a formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, preparando-o para que possa vencer as dificuldades do meio, oportunizando-lhe uma melhor qualidade de vida. Os alunos participam, além das atividades em sala de aula e da recreação na pracinha, de oficinas de artesanato, artes, hora do conto, reciclagem de latas (geração de renda) e jardinagem.
Este é o terceiro ano do Ecoviver na escola. Nesta edição, que teve como tema geral os “Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis”, as atividades do projeto estiveram vinculadas e inseridas ao contexto do novo programa do governo municipal, o “Rio Grande ComVida”. Para realizar a interseção dos dois projetos, representantes de diversas secretarias municipais estiveram periodicamente na instituição de ensino dialogando com os alunos sobre a participação e responsabilidade das unidades. Entre as secretarias que atuaram no projeto junto a EMEE estiveram as pastas da Educação, os Serviços Urbanos e a Saúde.
Nos encontros com os alunos, discussões sobre o descarte correto dos resíduos no município, educação ambiental e questões elaboradas pelos próprios estudantes sobre o dia a dia da Administração Municipal no cuidado em atenção com Rio Grande.
O Projeto Ecoviver é viabilizado pela lei de incentivo à cultura (Lei Roaunet), do Ministério da Cultura, e é patrocinado pelo Grupo EcoRodovias. Em Rio Grande o projeto atua em 11 escolas da Rede Municipal de Ensino. No final do ano 4 escolas são escolhidas para uma grande apresentação no Teatro Municipal de Rio Grande.
A cada edição anual – durante as atividades escolares – alunos e professores, envolvidos no Projeto Ecoviver, realizam ações de transformações socioambientais no entorno da sua comunidade escolar, por meio de atividades relacionadas às questões da sustentabilidade e das artes cênicas. O projeto promove e realiza atividades de formação aos professores, reuniões de organização e mostras artísticas de teatro, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento.
Durante o encerramento deste ciclo do projeto na Maria Lúcia Luzzardi, o secretário de Educação de Rio Grande, André Lemes, que deixa a pasta no próximo dia 8 de setembro, recebeu dos alunos da escola uma placa em azulejo, pintada pelos próprios estudantes, como forma de agradecimento por toda a sua dedicação e soma à pauta da educação especial no município. Vanessa Pintanel, que assume a gestão da SMEd no lugar de André, recebeu as boas-vindas de toda a equipe diretiva da escola.
Assessoria de Comunicação/PMRG