EMEF CIPRIANO PORTO ALEGRE RECEBEU “FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA” NA MANHÃ DESSA TERÇA-FEIRA (21)

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

A chegada do “Fogo Simbólico da Pátria” em Rio Grande, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre, simbolizou a largada para as comemorações da Semana da Pátria no Município. O início oficial das celebrações contou com a presença de autoridades municipais, alunos e funcionários da escola que prestigiaram o Fogo Simbólico sendo conduzido pela corredora e atleta rio-grandina Mara Lúcia da Silva, acompanhada pelos atletas da Associação dos Corredores de Rua do Rio Grande (ACORRG) Sergio Silveira, Vladmir Virgilio e Gerson Marinho.

Uma realização da Prefeitura Municipal, através da Comissão da Pátria 2018, em parceria com a Liga de Defesa Nacional (LDN) e parte do Programa Integrador Rio Grande ComVida, a cerimônia oficial de recepção do Fogo Simbólico teve seu início marcado pelo representante da Liga, Fernando Palmeira, realizando a entrega do Fogo ao Prefeito Alexandre Lindenmeyer. Logo após, os presentes prestigiaram, sob regência do Maestro Suboficial Olímpio, a Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais do 5º Distrito Naval na execução o Hino Nacional Brasileiro.

Fernando Palmeira, em sua fala, falou sobre a satisfação de mais uma vez participar desse ato. “Esperamos que essa chama possa trazer e consolidar o amor pela nossa pátria. O Brasil que queremos construir está em nossas mãos. Vamos juntos promover um presente e um futuro melhor para esta nação que tem tudo para servir de exemplo a todas as outras”, completa.

O Prefeito Alexandre destacou a importância para a cidade do Rio Grande de receber este ato. “Essa Chama vem ao encontro do nosso município para fortalecer o nosso sentimento cívico e estabelecer um debate que devemos ter durante todos os dias do ano, de valorizar a nossa pátria, a nossa bandeira, os nossos filhos de um país que tem sim problemas, mas tem coisas extraordinárias, como exemplo da nossa escola pública de Rio Grande representada pela Cripriano Porto Alegre, onde os nossos professores e trabalhadores de educação têm exercido um trabalho de excelência na formação das nossas crianças”.

Alexandre lembrou ainda das riquezas que o Brasil possui. “Esse país tem tudo para ser sim uma potência mundial, com um povo acolhedor e valoroso. Estamos desafiados a enaltecer as boas ações e tudo aquilo que ocorre de bom nas nossas comunidades”.

Por fim, o Prefeito parabenizou e agradeceu a presença da Invernada Mirim do DTG Estância de São Pedro, que representa o tradicionalismo e tem levado o nome da escola para os mais variados cantos, não só do município.

As apresentações da Invernada Mirim e da Banda do 5º Distrito Naval encerraram a cerimônia. O Fogo Simbólico permanecerá aceso na instituição até 1º de setembro, quando se inicia oficialmente as comemorações alusivas à Semana da Pátria.

Significado do Ato Histórico “Fogo Simbólico da Pátria”

Em 1937, no Rio Grande do Sul, um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a ideia do fogo, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos, passou a ser cultuado durante as olimpíadas. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o território nacional em peregrinação cívica.

A Liga da Defesa Nacional se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento realizado pela primeira vez em 1938, num pequeno percurso de 26 quilômetros, entre as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre.

O gesto simbólico que o fogo conclama é: “Juntarmo-nos todos para dedicar uma parcela do nosso tempo ao cultivo do civismo, do amor à pátria como fator de coesão nacional. O fogo ardendo representa esse sentimento de luz e fonte inesgotável de energia a nos indicar o melhor caminho”.

Assessoria de Comunicação/PMRG