Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
A Prefeitura do Rio Grande vem a público esclarecer as medidas que a Administração Municipal vem tomando no que tange à pauta do ginásio de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto, localizada no bairro Miguel de Castro Moreira.
Desde o rompimento de uma das paredes do ginásio em março deste ano, por conta de uma forte ventania, a Prefeitura empreendeu esforços no sentido de solucionar o problema e salvaguardar a segurança dos alunos, corpo docente e direção da instituição, que vem sendo permanentemente informada das ações tomadas desde o início do sinistro.
Imediatamente ao incidente, a Administração enviou engenheiros do seu quadro ao local, que identificaram o risco de desabamento e interditaram o local. Foi proibido, inclusive, o acesso ao ginásio para retirada de entulhos e colocação de lonas.
Na mesma época a Secretaria de Município de Educação de Rio Grande (SMEd) solicitou a elaboração de um Projeto Emergencial para a recuperação da parede rompida e dos pilares danificados da estrutura. A seguir a Secretaria notificou a empresa e a equipe responsável pela obra do ginásio, construído em gestão anterior da Prefeitura.
No mês de abril o engenheiro responsável autorizou a Secretaria a utilizar a Sala de Ginástica do ginásio, condicionando a colocação de tapumes que isolassem a área. O que foi feito pela unidade.
O Projeto Emergencial de conserto das instalações foi recebido pela SMEd apenas em julho passado e foi imediatamente para licitação. A primeira tentativa de licitação foi “deserta”. Atualmente está em curso pela Administração Municipal um segundo processo de licitação para a execução das obras do ginásio.
Diante do exposto, a Prefeitura do Rio Grande reitera que em qualquer momento esteve inerte ao problema. Fazendo, portanto, sempre aquilo que esteve ao seu alcance para que se conseguisse iniciar o processo de obras do ginásio o mais rápido possível. No entanto, este é um processo que leva tempo, uma vez que a municipalidade precisa cumprir ritos legais, como a licitação, etapa fundamental para o desenvolvimento com lisura, transparência e responsabilidade da obra necessária no local.
Prefeitura Municipal do Rio Grande
20 de Agosto de 2018