Cerimônia de Premiação do Projeto “Rio Grande em Ação”

Na tarde da última quinta-feira, dia 10 de maio, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal do Rio Grande,  a “Associação Cultural Rio Grande em Ação”, em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), e com o apoio do Grupo NC, promoveu a cerimônia de premiação das redações produzidas pelos alunos de duas escolas municipais contempladas com as práticas do Projeto Rio Grande em Ação, com o tema “A importância do Complexo Eólico Corredor do Senandes para cidade do Rio Grande”.

 

A proposta de redação surgiu após a visita dos estudantes ao Complexo Eólico Corredor do Senandes, sendo desafiados a abordarem sobre a produção de energia eólica e a importância desse complexo para o Município. Assim, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Neri, localizada no bairro Bolaxa, obteve o 1° lugar na cerimônia de premiação. A estudante do 7° ano da instituição de ensino, Amanda David Bager, venceu o concurso e foi premiada com um tablet.  Ela comentou que gostou muito de participar do passeio e de todos os momentos que foram propiciados até o desenvolvimento do texto vencedor.

A diretora da EMEF Ana Neri, Arleti Ceroni Truquijo Melo, evidenciou que a instituição municipal de ensino “é uma escola ComVida e, dentro desse contexto, a direção, professores e comunidade escolar tentam sempre influenciar os alunos para que, além de utilizar as mídias, eles leiam e se preparem bem para as aulas. Além de todas as outras recreações, a escola se preocupa muito com a parte da interpretação e da leitura”, enfatizou. Destacou, ainda, como a escola visa estar inserida no contexto ambiental, por meio da participação em diversos projetos que abordam essa temática no nosso Município e, através do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição.

Estiveram presentes à cerimônia as seguintes autoridades: secretário e secretária-Adjunta da Educação, respectivamente, André Lemes da Silva e Neci Bandeira Coelho, representando o prefeito de Rio Grande; Pedro Enderle, pela Secretaria do Cassino (SMC); Rubilar Tavares Jr, pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL); e Goreti Butierres, pela Secretaria de Município da Cultura (SeCult). O evento também contou com presença da vereadora Denise Marques, que representou a Câmara Municipal.  O diretor do Grupo NC, Thadeu Silva, juntamente com a sua equipe, também esteve presente. Além das diretoras das escolas assistidas pela Associação, Nara Suzana Silva, Arlete Truquijo, Claudinei Costa, Michele Freitas de Lima, Shirley Pinho Mendonça e Roberta Torres.

Sobre o Projeto Rio Grande em Ação

Rio Grande em Ação é um projeto sociocultural aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, realizado desde 2011 no nosso Município, sendo apoiado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Educação (SMEd), pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BDNS) e pelo Grupo NC.

Segundo a professora e coordenadora do projeto Rio Grande em Ação, Denise Prado Costa, “o projeto propicia atividades no contraturno escolar, motivando os alunos a permanecerem nas escolas”. As ações são desenvolvidas dentro do ambiente escolar, tendo como objetivo fomentar o pertencimento ao espaço e o gosto pelas atividades. Além disso, para os alunos permanecerem no projeto é preciso que mantenham empenhados nas disciplinas da escola. As práticas acontecem nas dependências das seguintes escolas municipais: EMEF Franklin Roosevelt, EMEF Argemiro Dias de Lima, EMEF Nilo da Fonseca, EMIE Ney Amado Costa, EMEE Maria Lucia Luzzardi, EMEF Ana Neri , EMEF Dolores Garcia e EMEF Maria da Graça Reyes.

De acordo com a secretária-Adjunta da Educação, Neci Bandeira Coelho, “é mais uma oportunidade de aprendizagem para os alunos, assim avançando na sala de aula e em outros espaços de aprendizagem e convivência”. Neci ainda destacou que, com nove escolas municipais participando neste ano, é o maior número desde o começo do projeto, e que a expectativa é expandir as atividades.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Associação Cultural Rio Grande em Ação e da Comunicação da PMRG