- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
A Prefeitura Municipal do Rio Grande realizou reuniões com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rio Grande (SINTERG) e com o Sindicato dos Servidores Municipais (SISMURG) na tarde desta quinta-feira, 19. As reuniões somam-se às rodadas da mesa de negociação deste ano, e integram os trabalhos da Comissão de Valorização do Serviço Público.
Durante a reunião com o SINTERG, os representantes do Sindicato anunciaram que a categoria aprovou, com ressalvas, as propostas do Executivo Municipal no que tange ao Piso Salarial Nacional, condições de trabalho e servidores técnicos nas escolas.
Na ocasião, os representantes do Poder Executivo Municipal apresentaram um panorama da situação econômica e financeira de Rio Grande, bem como as ações que a Prefeitura tem empreendido para enfrentar os desafios. As medidas visam garantir o pleno funcionamento dos serviços públicos e a manutenção da folha de pagamento em dia.
A concordância do SINTERG com a proposta do Executivo Municipal, mesmo com ressalvas, encaminhou a continuidade das discussões no âmbito da Comissão de Valorização, tendo como referências a Lei de Responsabilidade Fiscal e a legislação que estabeleceu o Piso Salarial Nacional.
Também na tarde desta quinta-feira (19), o Executivo Municipal reiterou junto ao SISMURG a proposta apresentada na segunda reunião da Comissão de Valorização, ocorrida dia 01/03, e encaminhou Of. 113/2018-OG/PMRG à entidade de classe dando transparência às propostas discutidas. Na oportunidade, o Executivo também manifestou preocupação com o monitoramento permanente da evolução do índice de pessoal, conforme as determinações da Lei Complementar 101/2000.
Participaram da reunião as Secretarias de Município da Fazenda (SMF), de Gestão Administrativa (SMGA), de Educação (SMEd), Previdência do Rio Grande (PREVIRG), Gabinete do Executivo (GABEX) e as diretorias das entidades de classe, representantes dos servidores municipais. O Executivo reitera que o diálogo com as categorias segue aberto e que continuarão os esforços financeiros para manter os salários em dia e o funcionamento dos serviços públicos essenciais.