VICE-PREFEITO E SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA SOBRE O PROJETO RESGATE À INFÂNCIA

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

O vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes e o secretário de Município de Educação de Rio Grande, André Lemes, participaram na tarde de ontem (5) de uma audiência no Ministério Público do Trabalho, em Pelotas. Na ordem do dia a apresentação e proposição, por parte do MPT, de adesão ao Projeto Resgate a Infância (Eixo Educação) à Prefeitura de Rio Grande.

 

O programa tem por objetivo prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente. A Procuradora do Trabalho e Coordenadora Nacional da Coordinfância, Patrícia Sanfelice, explicou que o projeto permite levar aos município, através das escolas, uma discussão mais aprofundada sobre o que o trabalho infantil. “Além disso, com o projeto, conseguimos mostrar o impacto que o trabalho infantil tem na vida das crianças e adolescentes. Quando conseguimos que a cidade faça a adesão ao projeto, damos início a um processo muito importante de esclarecimento e sensibilização sobre a violação de direitos que o trabalho infantil efetivamente representa para a infância e adolescência”, argumentou a procuradora.

Hoje 17 municípios gaúchos participam do projeto, que já atendeu mais de 12 mil crianças e adolescentes no último ano. O vice-prefeito de Rio Grande informou que o Município deverá sim aderir à proposta. “Lugar de criança é na escola e o Município estará aderindo a este projeto. No dia 19 de abril, Rio Grande estará representado por uma coordenação, para que os professores do Município possam se capacitar e detectar situações relacionadas à exploração do trabalho infantil”, completou Paulo Renato.

O secretário de Educação, André Lemes, pontuou que a adesão de Rio Grande ao projeto complementará outras políticas públicas já implementadas pelo Município nesse aspecto. “Tivemos o entendimento que ele vem agregar, para complementar todas as políticas públicas que o Município já tem desenvolvido, tanto na área da Educação, mas também nas áreas que integram diferentes secretarias municipais, em programas, como por exemplo o Conexões, que hoje já é enraizado com um conjunto de secretarias afins”, disse.

O material disponibilizado através do projeto será utilizado na capacitação e professores da Rede Municipal de Ensino. “Ter esse material disponibilizado pelo MPT, significa a oportunização de capacitação dos nossos professores, para que eles ajudem a identificar possíveis crianças e jovens em situação de trabalho inadequado”, finalizou Lemes.

Assessoria de Comunicação/PMRG