4º ENCONTRÃO AZUL: AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO FOI REALIZADA NO LARGO DR. PIO

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Na tarde desta última segunda-feira (2), aconteceu o “4º Encontrão Azul” no Largo Dr. Pio. A Escola Municipal de Educação Especial Maria Lúcia Luzzardi e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande (AMAR), em parceria com a Prefeitura Municipal, realizaram ações alusivas ao “Mês do Autismo” e, em especial, ao “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, celebrado nesta mesma data.

 

Com uma estrutura montada no Largo, o dia foi repleto de ações de conscientização. No espaço, havia a amostra de trabalhos artísticos realizados pelos alunos da Escola, o oferecimento de atendimento e informações sobre o transtorno de espectro do autismo e também a divulgação das ações realizadas pela AMAR. Além disso, os alunos também aproveitaram o grande espaço para se divertirem com práticas esportivas com as bicicletas duplas da Escola. O encontro teve o objetivo de divulgar a causa do autismo, assim como acolher e trazer informações para a comunidade em relação ao transtorno.

Na ocasião, a diretora da Escola Maria Lucia Luzzardi, Bernadete Morais, comentou sobre a importância da conscientização do autismo neste dia e as atividades que foram promovidas. “Esse evento também tem o objetivo de mostrar o trabalho e os projetos da Escola e da AMAR e as ações que nós realizamos.”, disse a diretora. Segundo ela, as parcerias foram de grande ajuda na construção da ação, contando com a Faculdade Anhanguera, que faz o atendimento de fisioterapia no espaço da Escola, e também a Escola de Equitação e Equoterapia de Rio Grande, que possui um convênio com a AMAR.

De acordo com Bernadete Morais, seguindo com as atividades do Mês do Autismo, no dia 26 de abril, a Escola Maria Lucia Luzzardi irá promover a 4º Rústica Azul, que tem o objetivo de fazer a integração dos alunos com a comunidade escolar, promovendo uma vivência através do esporte.

Sobre o Autismo

O Autismo pertence a um grupo de transtornos do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA. Dados das Nações Unidas estimam que cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pelo transtorno.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com o transtorno. Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

Assessoria de Comunicação/PRMG