- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Na última semana, o secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes da Silva, visitou sete escolas da rede municipal de ensino: as EMEFs Wanda Rocha Martins, Porto Seguro, Olavo Bilac, João de Oliveira Martins, Humberto de Campos, Marília Rodrigues Santos e Cidade do Rio Grande/CAIC.
Nas EMEFs Wanda Rocha Martins, no Cassino, e Porto Seguro, no Parque Marinha, André Lemes teve um diálogo franco e transparente com mais de 150 professores sobre os problemas ocasionados no sistema da folha de pagamento do mês de janeiro e um diálogo pedagógico/conceitual sobre os tempos de hora-atividade (espaço de não interação com os alunos) dos professores. Na pauta, também foram abordados a organização, planejamento, estudo e, principalmente, o olhar diferenciado que se deve ter para com o ambiente escolar e especialmente para com os desafios pedagógicos dos nossos estudantes.
Na EMEF Olavo Bilac, na Vila da Quinta, o secretário André e sua equipe foram recebidos pela diretora Marília Chaves Carvalho, que lhes apresentou as principais demandas da Escola nesse início de ano, bem como expôs sua proposta de trabalho à frente da direção. Em diálogo com a diretora, foi decidido que para a ampliação de vagas no novo prédio que está em construção, será priorizado o atendimento à Educação Infantil, que é a maior demanda da comunidade.
Na EMEF João de Oliveira Martins, no bairro Castelo Branco, o diretor Jorge Satt relatou a importância de iniciar o ano letivo com seu quadro completo de profissionais nos mais diversos setores que compõem a unidade escolar. “Esse tem sido o nosso objetivo primeiro na Secretaria para garantir o atendimento dos alunos sem interrupção”, afirmou André Lemes.“Conversamos sobre a primeira semana de efetivo trabalho junto aos estudantes, das melhorias que estão sendo realizadas no prédio da Escola a partir de recursos provenientes do PDDE/FNDE, entre vários outros temas. Convidei o secretário e seu assessor, Gabriel Lisboa, para conferirem a qualidade da merenda oferecida pela nossa Instituição. A visita do Secretário mostra sua preocupação e compromisso em estar próximo da base, como ele diz ‘no chão da escola’, lugar onde se produzem inúmeros saberes, dizeres e fazeres”, destacou o diretor Jorge Satt.
Na visita à EMEF Humberto de Campos, no bairro Senandes, a alegria e a vibração dos alunos contagiou a equipe da SMEd. “Saí contagiado depois de uma conversa com os alunos e com a diretora Sheila Zok. Ouvi as reivindicações deles para melhorias na Escola. É lindo ver o conhecimento e a criticidade das nossas crianças”, destacou o secretário André. “A visita do secretário da Educação em nossa Escola foi um momento importante de diálogo e conversa franca; oportunidade em que ele aproveitou para visualizar “in loco” a realidade da EMEF Humberto de Campos, bem como ouvir os posicionamentos e anseios da direção e estudantes, acerca do que desejam para a instituição. Mais uma vez, o secretário André mostrou, através de sua visão humana e respeitosa, que uma EscolaComVida se faz com muito trabalho, união, diálogo e sempre com a consciência de que devemos buscar o melhor para o pleno desenvolvimento dos nossos estudantes”, destacou a diretora Sheila Zok.
O carinho, a vibração e a alegria dos meninos e meninas da EMEF Marília Rodrigues Santos, no bairro Boa Vista, também emocionaram a equipe da SMEd. “Agradecemos a visita e o momento de diálogo proporcionado pelo secretário André e sua equipe. Obrigada pela atenção dada aos nossos alunos, professores e funcionárias. Na EMEF Marília Rodrigues Santos todos trabalham com um único objetivo: proporcionar aos nossos alunos uma escola de qualidade”, destacou a diretora Deise Donatti Maciel.
Em visita à EMEF Cidade do Rio Grande/CAIC, o secretário André conversou com a nova diretora, a professora Liane Marques; com as novas vice-diretoras, Juliana da Silva, Aline Albernaz e Bruna dos Santos, bem como com os demais profissionais da educação daquela instituição. “O contato com os alunos, professores, gestores e demais servidores que atuam nas escolas da rede municipal é algo revigorante e, nesta instituição, em especial, a sensação de ‘estar em casa’ acentua-se, pois foi aqui, no CAIC, que aprendi o sentido da escola, sua função social e educativa”, disse André Lemes.
SMEd
Roberton Reis