TEÓLOGO, ESCRITOR E PROFESSOR LEONARDO BOFF MINISTRARÁ AULA INAUGURAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Divulgação

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

O aclamado e premiado escritor brasileiro Leonardo Boff presenteia Rio Grande na semana do aniversário da cidade, ao ministrar a Aula Inaugural da Rede Municipal de Educação. Na próxima quinta-feira (22), às 19h, no Cidec-Sul da FURG o autor de mais de 80 títulos traduzidos para outras línguas palestra sobre o tema “Saberes Docentes sobre Ética e Cidadania no Contexto da Escola ComVida”.

O evento é gratuito e voltado para os gestores, professores e funcionários da Rede Municipal e marca a abertura oficial do Ano Letivo de 2018 da Rede Pública. A população em geral também está convidada a participar.

Em razão do grande interesse em assistir a palestra do escritor, a dinâmica de acesso ao Cidec foi organizada da seguinte forma: até às 19h será priorizada a entrada dos professores e funcionários da Rede; depois deste horário serão disponibilizados lugares para a comunidade em geral. O Cidec-Sul tem capacidade para 1.300 pessoas sentadas. Outras 400 cadeiras também estarão disponíveis na Asa Norte do prédio, que estará aberta durante a palestra. Neste local a aula poderá ser assistida através de telões.

O secretário de Educação de Rio Grande, André Lemes, falou sobre o entusiasmo com que o anúncio do palestrante foi recebido em Rio Grande. “A escolha deste grande intelectual brasileiro, o professor Leonardo Boff, foi motivada porque a obra dele dialoga diretamente com o projeto pedagógico da nossa Rede Municipal, de uma escola com vida, de uma gestão compartilhada e da construção de uma cidade cidadã, exatamente na semana em que também se lança o novo Tema Integrador da gestão municipal. O anúncio do palestrante deste ano foi recebido por nossos professores e professoras, e pelo município, com muito entusiasmo”, ressaltou Lemes.

Sobre o Palestrante

Leonardo Boff é doutor em teologia pela Universidade de Munique. Foi professor de teologia sistemática e ecumênica com os Franciscanos em Petrópolis e depois professor de ética, filosofia da religião e de ecologia filosófica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Está entre os iniciadores da teologia da libertação. É assessor de movimentos populares. Conhecido como professor e conferencista no país e no estrangeiro nas áreas de teologia, filosofia, ética, espiritualidade e ecologia. Em 1985 foi condenado a um ano de silêncio obsequioso pelo ex-Santo Ofício, por suas teses no livro “Igreja: carisma e poder”.

A partir dos anos 80 começou a aprofundar a questão ecológica como prolongamento da teologia da libertação. Em razão deste compromisso participou da redação da Carta da Terra junto com M.Gorbachev, S.Rockfeller e outros. Escreveu vários livros e foi agraciado com vários prêmios. Em 8 de Dezembro de 2001 foi agraciado com o premio nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award).

Algumas das suas principais obras são: Ecologia: Ecologia, Mundialização, Espiritualidade (Record), Civilização planetária (Sextante), A voz do arco-iris (Sextante), Saber cuidar (Vozes), Ética e ecoespiritualidade (Verus), Homem: satã ou anjo bom (Record), Evangelho do Cristo cósmico (Record); Do iceberg à Arca de Noé (Sextante); Opção Terra. A solução da Terra não cái do céu (Sextante); Proteger a Terra-cuidar a vida.Como evitar o fim do mundo (Record); Ecologia: grito da Terra, grito do pobre (Sextante) pelo qual recebeu o prêmio Sérgio Buarque de Holanda.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Fonte: https://leonardoboff.wordpress.com