ENCONTRO DE GESTORES DEBATE EDUCAÇÃO PÚBLICA EM RIO GRANDE

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Mais de 30 municípios do estado estiveram representados, através dos seus secretários municipais e equipes técnicas da área educacional no Ciclo de Seminários 2017. O evento ocorreu na manhã e tarde desta segunda-feira (11), em edição inédita em Rio Grande, e soma-se à programação dos 280 anos do município. Realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime-RS) em parceria com a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o painel proporcionou um espaço democrático para troca de experiências entre os gestores e debates acerca de temas relacionados à educação pública, como financiamento da educação e impactos na execução do PME, busca ativa escolar, Base Nacional Comum Curricular, programas e políticas educacionais.

De acordo com o secretário de município da Educação do município do Rio Grande, André Lemes, este é o quarto encontro de gestores realizado no interior do estado. Segundo ele, a opção pela descentralização dos debates deve-se à crise financeira vivenciada pelos municípios e tem por objetivo facilitar o diálogo e incentivar a construção coletiva. A interiorização, destaca o gestor, encerra amanhã (12) com o quinto e último encontro do ano realizado no município de Frederico Westphalen, região noroeste do estado.

Presidente, pelo segundo ano consecutivo da Undime-RS, Lemes reforçou o papel da associação aos presentes “A Undime tem uma função muito importante na construção das políticas educacionais. É o espaço de representatividade dos secretários municipais de educação do Rio Grande do Sul e protagonista no processo de formação dos responsáveis pela gestão da educação pública dos nossos municípios”, disse.

“Temos travado um debate muito firme, em todas as áreas de atuação da educação dos nossos municípios, na defesa de uma educação pública, de qualidade e com compromisso social. Não tenho dúvidas de que sairemos daqui sabendo quais as tarefas nos esperam a partir de 2018, dos grandes desafios que teremos pela frente”, concluiu.

Participaram do encontro, representando a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o prefeito do Rio Grande Alexandre Lindenmeyer, a presidente da Comissão dos 280 anos do município, Eunice Lindenmeyer, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande, Cleuza Dias, o Promotor Regional de Educação, Paulo Charqueiro, o Promotor da Infância, Rudimar Soares, a vereadora Andreia Westphal, representando a Câmara Municipal do Rio Grande e a Coordenadora da União dos Conselheiros Municipais, Maria Aparecida Reyer.