ESCOLA BILÍNGUE CARMEN BALDINO: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE SURDOS É TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

A Escola Municipal de Educação Bilingue Carmen Regina Teixeira Baldino é a primeira escola da Rede Municipal de Ensino específica em educação bilingue no país. Fundada no dia 5 de fevereiro de 2015, através do Decreto Municipal 13.900, assinado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, a EMEB atende 64 alunos desde a Educação Infantil até o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

 

A Escola, que funciona em turno integral, possui todas as disciplinas do ensino regular e mais a disciplina de libras, que é discutida na Educação Especial assim como a língua portuguesa é discutida no Ensino Regular.

Neste ano, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), feito por aqueles que desejam ingressar no ensino superior, debateu a temática “Desafios para a formação de surdos no Brasil”. O tema foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) na tarde do último domingo (5), no primeiro dia da realização do exame.

A temática do Exame, conforme explica a diretora da EMEB Carmem Baldino, Cristhiane Fernandes, é um passo importante para a visibilidade da população surda, que enfrenta dificuldades quanto a inclusão social, por exemplo a falta de comunicação com a sociedade, devido a falta de conhecimento das pessoas.

Questões como a procura por conhecimento por parte da população e a fundação da Central de Interpretes do Município, projeto aprovado pela Câmara de Vereadores e encaminhada no Executivo Municipal, com a finalidade de facilitar a comunicação da população surda no cotidiano, são fortes aliados na visibilidade das pessoas surdas, conforme afirma a diretora.

O tema “Desafios para a formação de surdos no Brasil”, apesar de ter sido alvo de críticas, foi excelente para a população surda, já que a partir de então, a sociedade ficará um pouco mais atenta em questões que envolvem a comunicação dessas pessoas.

Assessoria de Comunicação/PMRG