Estudantes da Rede Municipal de Educação têm o melhor resultado de todas as edições da OBMEP

O Executivo Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), realizou, na manhã do dia 26 de setembro, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, uma cerimônia de reconhecimento aos estudantes que se destacaram na “12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas” (OBMEP). Além da homenagem aos estudantes, também foi reconhecido o empenho dos familiares, o trabalho dos professores e professoras e da equipe diretiva das Escolas, que dão todo o suporte necessário a conquistas como esta.

Estiveram presentes ao evento o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, o vice-prefeito, Paulo Renato Gomes; o secretário de Município da Educação,  André Lemes da Silva; o superintendente de Gestão Pedagógica, Felipe Alonso dos Santos; a coordenadora Regional da OBMEP, Mauren Porciúncula Moreira da Silva; o chefe de Gabinete, Alexandre Protásio; a coordenadora do Núcleo dos Anos Finais da SMEd, Lilian Melo; e a assessora de Matemática da SMEd, Leila Mello.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e seu objetivo é despertar nos estudantes o gosto pela Matemática e pela Ciência em geral, além de motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. Esta Olimpíada possui questões muito desafiadoras e permite que os estudantes possam criar diferentes estratégias a fim de chegar à solução.

Os professores e professoras da Rede Municipal não desenvolvem seu trabalho com foco nesta Olimpíada, mas, nos últimos anos, os estudantes têm obtido resultados cada vez melhores, como consequência da qualidade da educação no nosso Município. E, neste ano, é com muita satisfação que anunciamos o melhor resultado alcançado em todas as edições da OBMEP: 1 Medalha de Prata, 1 Medalha de Bronze e 13 Menções Honrosas.

O estudante Richard Junio Costa de Assis, do 9º ano da EMEF Helena Small, conquistou a medalha de prata na 12ª OBMEP e, na edição anterior, havia recebido a medalha de bronze. Todos os medalhistas da OBMEP podem se cadastrar e receber uma bolsa do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr). Ele relatou que este ano irá comprar um computador apenas com suas economias, já que recebe uma bolsa de estudos desde o ano passado.

Já o estudante do 8º ano da EMEF Bento Gonçalves, Mateus Silveira Xavier, recebeu medalha de bronze na Olimpíada. Ele disse que pretende seguir a área das exatas em sua vida profissional. Mateus possui uma rotina de estudos, como revela o pai, Alan Xavier, e é muito disciplinado. Recentemente recebeu uma medalha da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Também gostaria de destacar que, mais importante do que a colocação do estudante nessa Olimpíada, é o processo de aprendizagem e o desenvolvimento do raciocínio lógico nos estudantes. Como já disse a professora Dr.ª Mauren Porciúncula Moreira da Silva, ‘numa corrida, sempre haverá atletas que se destacarão por chegar primeiro, mas o exercício da corrida é igualmente importante para todos’”, destaca Leila Mello, assessora de Matemática da SMEd.

Confira aqui a relação dos estudantes que se destacaram na “12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas” (OBMEP).

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Matemática