- Crédito: Jéssica Corrêa
- Crédito: Jéssica Corrêa
- Crédito: Jéssica Corrêa
- Crédito: Jéssica Corrêa
- Crédito: Jéssica Corrêa
- Crédito: Jéssica Corrêa
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Na tarde da última terça-feira, dia 29 de agosto, aconteceu o encerramento do projeto “Horta Vertical Escolar” com a oficina de implementação da horta vertical e da composteira orgânica. As atividades foram elaboradas pela Unidade de Educação Ambiental – UEA com apoio da Unidade de Arborização e Poda – UAP, ambas da Secretaria do Meio Ambiente – SMMA. Em sua primeira edição, o projeto está sendo realizado em parceria com Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’ana.
A oficina reuniu familiares, professoras e estudantes para construir uma horta no pátio da EMEF com as mudinhas e demais materiais trazidos pela comunidade escolar e pelos coordenadores das atividades. A proposta foi elaborada para ser implementada em locais pequenos, com material reciclável e plantas adaptadas a pequenas áreas de solo, como tempero verde, cebolinha, orégano, manjericão e alface. Logo o projeto visa incentivar os participantes a adotar essa ideia tanto para sua casa ou seu apartamento.
Além disso, outro dos objetivos foi desenvolver atividades pedagógicas e buscar alternativas alimentares para a comunidade escolar. Assim, realizou-se o plantio de mudas de árvores frutíferas na escola para fortalecer a aprendizagem advinda do seminário sobre a importância das árvores, que esteve integrado aos encontros com os estudantes.
Segundo o Engenheiro Agrônomo da Unidade de Arborização e Poda da SMMA, Júlio C. B. Camacho, as plantas sugeridas que se adaptam a esses espaços reduzidos são “as aromáticas e fitoterápicas (camomila, macela, capim limão…), além das plantas para temperos, como salsa e cebolinha”. Salienta-se ainda que esse tipo de horta não requer muito trabalho, a não ser a manutenção quanto as regas, adubação de preferência orgânica e estar atento para retirar as ervas daninhas e pragas.
Durante o projeto foram abordados os diversos tipos de resíduos, que podem proporcionar alternativas tanto para adubação orgânica como aproveitamento de materiais de plantio (Caixas, PET, Pallets…), já relacionando estes com a separação do lixo doméstico e escolar e a importância desta coleta seletiva. Além de discutida a política dos 5R’s com os alunos.
A iniciativa para o projeto de horta vertical escolar surgiu dos estagiários da Unidade Educação Ambiental, Camila Xavier e Ruan Estabel, em que foram desenvolvidos em três encontros temas ambientais direcionados para o encerramento das atividades. Segundo a graduanda de Gestão Ambiental, Camila Xavier, “outras escolas também estão demonstrando interesse em realizar o projeto, então estão sendo providenciadas mais edições com as adequações necessárias para cada local”.
Com informações da SMMA