EMEF ZELLY PEREIRA ESMERALDO SEDIOU O 4º ENCONTRO DA “FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS EM MÍDIAS: CONHECENDO RIO GRANDE”

Crédito: Vinícius Puccinelli

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Durante a manhã de ontem (19) aconteceu o quarto encontro do projeto da Secretaria de Município do Meio Ambiente – SMMA para formação de educadores ambientais em mídias, que visa a criação e compartilhamento de conteúdo midiático próprio e original sobre o nosso município, sendo elaborado pelas escolas participantes.

 

Sediado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelly Pereira Esmeraldo, o encontro integrou os professores participantes, juntamente a gestão da EMEI e os apoiadores do projeto da SMMA. Para participarem da oficina com o geografo André Barbosa, em que foram abordadas, além de diversas metodologias de ensino e as suas perspectivas, a produção de conteúdo midiático entre professores e alunos. Assim, os convidados tiveram o desafio de tanto criar um roteiro com o tema proposto “A escola que queremos” quanto realizar um vídeo por meio dos seus próprios celulares.

No final do encontro, os participantes puderam avaliar como foi elaborada a atividade, através da visualização do vídeo realizado dentro da escola. Logo, sendo ressaltada a facilidade para criar um conteúdo midiático próprio, num período curto de tempo e que integrou todo o grupo. Assim, mesmo sendo pela primeira vez para alguns estarem gravando e atuando numa produção audiovisual, a espontaneidade e interação tornou o material rico pela experiência fornecida.

Dentro das propostas do projeto da SMMA, está integrar os professores com os suportes midiáticos para, além de estarem capacitados a elaborar atividades inovadoras com seus estudantes, também refletirem as mudanças que as tecnologias de informação – TI estão causando nas novas gerações. Deste modo, mostrando outras abordagens de ensino que propõem uma participação ativa dentro da sala de aula, visando um espaço de diálogo e compartilhamento de ideias, juntamente a noção de pertencimento e mídia.

Com informações da SMMA