Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
A abertura do 5º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão da Rede Municipal de Ensino de Rio Grande foi realizada na noite de ontem (6) no auditório do Cidec-Sul, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Além de palestras o Seminário contará com um conjunto de oficinas. As atividades duram até esta sexta-feira (7).
O evento está sendo realizado pelo Núcleo de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Município de Educação (SMEd) e tem como objetivo incentivar discussões e reflexões acerca de temáticas necessárias e sugeridas pelas escolas quando se trata da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O seminário é voltado para funcionários da área da educação da Rede Municipal de Ensino, bem como aos familiares dos alunos.
Compuseram a mesa de abertura do Seminário o secretário de Educação de Rio Grande, André Lemes, o pró-reitor de Extensão e Cultura da FURG Daniel Prado, o coordenador de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades Fernando Castro, a secretária adjunta de Educação de Rio grande Neci Coelho, o superintendente pedagógico da SMEd Felipe Alonso e a secretária de Educação de São José do Norte, Adriana.
Durante o ato de abertura, o secretário de Educação de Rio Grande lembrou o panorama encontrado pela Administração Municipal nas escolas ao assumir a pasta. “Quando iniciamos a gestão da SMEd, em 2013, eram pouco mais de 300 crianças incluídas na Rede Municipal. Hoje já estamos atendendo mais de 1800 crianças com deficiência nas nossas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e de Educação Especial. Para qualificar esse atendimento ampliamos as salas de recursos multifuncionais de 64 para 92. E o número de monitores de inclusão passou de 39 em 2013, para 280 em 2017”, enfatiza André Lemes.
Medida fundamental para a Educação Inclusiva em Rio Grande, Lemes lembrou a criação da primeira escola municipal bilíngue do país. “Criamos a Escola Municipal de Educação Bilíngue Professora Carmen Regina Teixeira Baldino para estudantes surdos, passando de 12 para 64 alunos matriculados. Mesmo com todo esse esforço, sabemos que ainda há muito a ser feito para seguir garantindo o acesso e a permanência qualificada das nossas crianças na escola”, completou André.
Participam do Seminário cerca de 500 professores da Rede Municipal de Ensino, além de professores o Município de São José do Norte, familiares de alunos e estudantes universitários que atuam como monitores nas escolas da Rede.
Assessoria de Comunicação/PMRG