- Crédito: Divulgação/SeCult
- Crédito: Divulgação/SeCult
- Crédito: Divulgação/SeCult
- Crédito: Divulgação/SeCult
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura (SeCult), em parceria com o Banrisul, com a Faders Acessibilidade e Inclusão e com o Lecine, realizou ontem (24) a 1ª edição do Festival de Cinema Acessível, no Teatro Municipal. O objetivo do festival foi levar cultura e arte para todos.
Foram promovidas duas sessões de cinema, uma às 14h, para as escolas da Rede Municipal de Ensino, sobretudo, as de educação especial, com o filme “Saneamento Básico”, dirigido pelo gaúcho Jorge Furtado. E também às 17h30, com “O Tempo e o Vento”, dirigido por Jayme Monjardim. As sessões foram abertas a comunidade e contaram com legendas explicativas, janelas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e autodescrição. O Festival foi o primeiro no país a exibir clássicos do cinema brasileiro neste formato.
Na ocasião, os presentes ainda prestigiaram as apresentações do grupo Muito Prazer, Eu Existo e da Academia de Dança Ensaio.
Os filmes permitem que pessoas cegas, com baixa visão, deficiência auditiva, surdas ou sem nenhuma deficiência assistam aos longas na mesma sessão, o que possibilita a troca de experiências em um ambiente que valoriza as diferenças.
Com informações da SeCult