- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Aconteceu durante a tarde desta terça-feira (4) o “3° Encontrão Azul”. O evento foi uma realização do Executivo Municipal em parceria com a Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande (AMAR) e englobou uma série de atividades alusivas ao “Mês do Autismo” e, em especial, ao “Dia Mundial da Conscientização ao Autismo“, celebrado no último domingo, dia 2 de abril.
Com uma estrutura montada em frente ao Paço Municipal, a tarde foi repleta de ações de informação e oficinas pedagógicas como hora do conto, ginástica funcional, brinquedoteca, corpo e linguagem, além de desenho e pintura. As Secretarias da Educação, Saúde e Cidadania e Assistência Social participaram com a biblioteca móvel, informações sobre o Primeira Infância Melhor (PÌM) e também sobre os programas governamentais Cadastro Único e Bolsa Família.
Estiveram presentes no encontro, representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito Renato Matos Gomes, a primeira-dama Eunice Lindenmeyer, o secretário e a superintendente da SMCRI, Paulo Rodrigues e Liziane de Lima, o secretário do Desenvolvimento Primário, José Leomar, além do vereador Municipal Rogério Gomes.
Na ocasião, a diretora da Escola Maria Lucia Luzzardi, Bernadete Morais, comentou da importância da conscientização do autismo neste dia e mostrar para a comunidade as atividades que são realizadas na AMAR e na Escola, que trabalha especificamente com autistas. “Esse evento é para multiplicar saberes, fazer a interação com a comunidade para que enxergue a nossa luta e as nossas necessidades, tanto no atendimento com prevenção precoce, quanto aos especialistas nas áreas da saúde que a gente precisa, porque hoje somos uma escola somente pedagógica, mas precisamos muito da parte clínica”, comentou Bernadete.
O presidente da Associação de Pais e Amigos de Autistas, Nei Carlos Antônio Rodrigues, comentou que esse encontro não mais conscientização sobre o autismo, e sim uma reivindicação aos direitos dos autistas como deficientes, para serem constituídos dentro da sala de aula, “Com isso, estamos aqui para informar e de encaminhar as famílias à rede de apoio e também para exaltar o que está sendo feito e, principalmente, o que não está sendo feito”, relatou o presidente da associação.
Representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o vice-prefeito Renato Gomes destacou os trabalhos e investimentos feitos focados nas políticas para os autistas e destacou o trabalho feito pela Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi. “O Município tem se preocupado principalmente em dar atenção às políticas de inclusão ao autista”, finalizou o vice-prefeito.
Sobre o Autismo
O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA. Dados das Nações Unidas estimam que cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pelo transtorno.
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com o transtorno. Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.
Assessoria de Comunicação/PMRG