Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Pauta prioritária da administração municipal, a área da Educação em Rio Grande deu significativos avanços nos últimos quatro anos, principalmente na área da Educação Infantil, com a qual o Município tinha um déficit histórico. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), no final de janeiro deste ano quase 100% das crianças com idade de 4 e 5 anos já estão matriculadas na Rede de Ensino Infantil do Município.
A Prefeitura do Rio Grande ampliou a oferta de vagas com a entrega de três novas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) no ano passado. Este ano a administração municipalizou a Casa da Criança Augusto Duprat, incluindo 130 alunos à Rede Municipal de Ensino, e iniciou a construção de outras três creches (crianças de 0 a 3 anos) no Povo Novo, no Parque Marinha e no Parque São Pedro. Outra escola de Educação Infantil cuja competência passou a ser do Município foi a EMEI Fraternidade, localizada no Bairro Getúlio Vargas.
Na Educação Fundamental, o Município criou novas escolas para atender a demanda e qualificou a estrutura de outras. No ABC IX, no Cassino, foi construída a EMEF Prof. Eliezer de Carvalho Dias; no centro da cidade foi inaugurada a Escola de Educação Bilíngue Carmem Teixeira Baldino; a EMEF Cipriano Porto Alegre ganhou uma nova sede, com capacidade para atender um maior número de alunos; as EMEFs Prof. Valdir Castro e Wanda Rocha Martins estão entre as que também receberam qualificação na sua estrutura para atender à demanda.
As medidas do Executivo Municipal possibilitaram a criação de 2 mil novas vagas na Educação Infantil e quase 3 mil novas vagas no Ensino Fundamental.
Assessoria de Comunicação/PMRG