Fonte: www.jornalagora.com.br
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Rui Poester Peixoto promove, nesta quinta-feira (7), a apresentação do projeto de ensino “A Viagem de Rui ao Mundo da Publicidade”, às 9h, nas dependências da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos. Serão apresentados produtos e anúncios publicitários, criados pelos alunos das turmas 71 e 72.
De acordo com o idealizador do projeto, professor Cléber Pires, foram trabalhadas as características estruturais e a finalidade de um anúncio publicitário, a fim de que os educandos pudessem estabelecer, claramente, uma interlocução com o público–alvo. Além disso, foram evidenciadas a estrutura e a linguagem do anúncio publicitário como, por exemplo, a importância de um slogan direto e sugestivo para a persuasão dos receptores.
O projeto, que envolveu 60 alunos, terá apresentação final dividida em três momentos. Em um primeiro momento, acontecerá a apresentação de slides, contendo uma explanação sobre os objetivos do referido projeto. Após, haverá a reprodução dos anúncios no “datashow” e, a seguir, a defesa oral dos grupos acerca das características inovadoras de cada produto.
Ficará a critério de uma banca examinadora a classificação dos vencedores, em 1º e 2º lugares, através de análise criteriosa das características e da capacidade de convencimento dos alunos na explanação oral. O projeto contou com o apoio e o envolvimento da direção da escola e dos pais.
“Nessa perspectiva, houve a interação entre a língua portuguesa e as novas mídias e tecnologias. A Rede Mundial de Computadores (WEB) teve um papel imprescindível no êxito do trabalho, pois foram pesquisados tópicos, referentes ao assunto em questão, tais como músicas, jingles, imagens, tornando a sala de aula um ambiente mais próximo da realidade sociocultural dos mesmos”, comentou Cléber.
Ao finalizar o trabalho proposto, conforme explica o professor Cléber, “o educando tornou-se capaz de perceber a importância da linguagem publicitária para o crescimento do senso crítico, pois a mesma está presente no nosso cotidiano, com apelos que induzem a consumir. De outra forma, sendo a propaganda, uma tipologia de texto muito próxima da linguagem popular, percebe-se que ela facilita a produção textual nos bancos escolares”.
Por Anete Poll
anete@jornalagora.com.br